Dia do Voluntariado é celebrado com programação em Belém
A Cooperativa de Crédito Sicoob Coimppa realizou a Semana do Voluntariado, uma iniciativa para reforçar o compromisso com a comunidade
O Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, foi instituído no Brasil pela Lei nº 7.352. Em alusão à data, a cooperativa de crédito Sicoob Coimppa realizou uma programação de sensibilização sobre a importância do trabalho voluntário como instrumento de transformação social da comunidade.
A pessoa voluntária é aquela que se compromete com um trabalho, assumindo a responsabilidade de uma atividade, sem ter a obrigação de fazê-la. O trabalho voluntário surgiu como forma de a sociedade civil exercer uma cidadania ativa, contribuindo para o bem comum e interesses coletivos, onde cada pessoa contribui na medida de suas possibilidades e com o tempo livre de que dispõe.
As formas de ação voluntária são variadas e podem ser prestadas presencialmente ou à distância: realizando ações individuais; participando de campanhas; juntando-se a grupos comunitários; trabalhando em organizações sociais; participando de projetos públicos; sendo voluntário em escolas, entre outras.
A Semana do Voluntariado promovida pela Sicoob Coimppa contou uma série de atividades voltadas à valorização desse ato de solidariedade. Rodas de conversa, palestra e sensibilização de colaboradores e dirigentes acerca do trabalho voluntário como instrumento de transformação social da comunidade são alguns destaques da programação.
A assistente de negócios do Sicoob Coimppa, Renata Jane, contou que a programação teve objetivo de promover a reflexão sobre a importância do engajamento em ações sociais sobre diversos temas para a melhoria da sociedade.
“Essas ações servem para promover empatia, respeito e solidariedade com o próximo, e o Sicoob Coimppa se mostra não apenas como uma instituição financeira, mas demonstra a preocupação com a comunidade. A visão de cooperativa é ser uma instituição propulsora do desenvolvimento das comunidades. Acreditamos que ações como essa nos permitem fortalecer o sétimo princípio do cooperativismo - o interesse pela comunidade, em total alinhamento com o quinto princípio - educação, formação e informação. Além de apresentar aos nossos voluntários instituições de acolhimento que precisam de doações para se manterem”, explicou.
Um dos destaques for a realização de atividades filantrópicas e de bem-estar social no Abrigo João de Deus, no bairro da Cidade Velha. A instituição tem uma história de cerca de 40 anos e se dedica ao atendimento de idosos e pessoas em situação de rua. Além disso, na sexta-feira (26), os voluntários participaram de uma atividade socioeducativa e ambiental na Cooperativa Educacional Invicto para os alunos, com distribuição de cartilhas de educação ambiental e condução de uma ronda ambiental no entorno na escola, que está localizada no bairro do Jurunas.
Para conhecer mais sobre o Sicoob Coimppa e outras ações pautadas nos valores cooperativistas, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA