Alunos de curso Técnico em Informática arrecadam equipamentos em projeto de inclusão digital
Ação “PC Solidário” doa computadores para comunidades de baixa renda
A inclusão digital é importante para a democratização do acesso às novas tecnologias, tornando-as ao alcance de todos, principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para que esse processo aconteça, é necessário ter bons dispositivos eletrônicos e internet entre outros aspectos.
Em Belém, os alunos do curso Técnico em Informática do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) arrecadam doações de lixo eletrônico. A destinação é o projeto “PC Solidário”, criado pelos alunos dentro da proposta pedagógica do Senac, de articular os conhecimentos e técnicas desenvolvidos ao longo do curso em uma atividade que envolva aspectos do perfil profissional, empreendedorismo, sustentabilidade e cidadania.
A iniciativa tem a finalidade de montar computadores e notebooks, utilizando materiais tecnológicos descartados. Os dispositivos, depois de recuperados e transformados, são entregues em doação para comunidades de baixa renda, promovendo a inclusão digital.
O aluno Mateus Rezende Holanda participa do projeto e destaca que o diferencial é a dedicação do corpo discente, que foi divido em quatro equipes com cinco pessoas, em que cada grupo tem responsabilidades, como divulgação nas redes sociais, triagem e coleta de materiais.
“A equipe da triagem avalia o material e encontra um destino adequado. Desta maneira, ele é enviado para a manutenção, onde nós mesmos fazemos a montagem dos computadores, que serão enviados para alguma comunidade carente”, explica.
VEJA MAIS
Solidariedade
Em 2021, foram arrecadados centenas de equipamentos, resultando na doação de 20 computadores para quatro comunidades de capital paraense, entre elas, a Associação dos Moradores da Vila da Barca (AMVB).
O “PC Solidário” é realizado por 20 alunos e a instrutora do curso Técnico em Informática dentro da metodologia pedagógica do Senac. O programa está em sua segunda edição e recebe os seguintes dispositivos: computador; notebook; monitor; teclado; mouse; webcam; processador; memória; cooler; fonte; estabilizador; nobreak; celular; televisor; filtro de linha; cabos e parafusos.
O posto de coleta funciona na recepção do Centro de Educação Profissional Papaléo, localizada na Rua Aristides Lobo, em Belém. Os equipamentos podem ser doados das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Sustentabilidade
Ainda de acordo com Mateus Rezende, a iniciativa une aprendizado à promoção da sustentabilidade, preservação do meio ambiente e inclusão social.
“O intuito do projeto é conscientizar as pessoas dos malefícios do lixo eletrônico, incentivar a reciclagem e a doação dos mesmos. Muitos desses equipamentos que foram doados nós conseguimos reaproveitar e montar computadores para realizar a inclusão digital”, ressalta.
O “PC Solidário” também faz agendamento para coleta externa em empresas e residências, por meio dos contatos (91) 98127-7840 ou (91) 98472-4793 (WhatsApp). Também é possível acompanhar as ações de coleta pelas redes sociais @pcsolidario. Para saber mais sobre os serviços do Senac, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA