Festival Gastronômico e Cultural de São Caetano de Odivelas começa nesta sexta
Evento vai reunir receitas inéditas, artesanato e manifestações culturais da cidade. Expectativa é movimentar também economia de municípios vizinhos
O município de São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará, recebe o II Festival Gastronômico e Cultural Odivelense. Desde esta sexta-feira (26), até domingo (28), empreendedores do segmento de alimentação e artesanato apresentarão novidades à população e visitantes do município. O Festival , que também terá apresentações culturais, será realizado na Praça Centenária Juiz Cláudio Rendeiro, em São Caetano de Odivelas, das 19h às 23h.
É o segundo ano que Daniele Bentes participa do Festival. Proprietária do restaurante O Trapiche do Careca, que está no mercado há 21 anos e é especializado em frutos do mar, Daniele conta que depois de participar da primeira edição do evento houve aumento de clientes no empreendimento.
Para 2021, Daniele vai oferecer Aligot de Macaxeira com Caranguejo a la Trapiche. “É um escondidinho de macaxeira com recheio de caranguejo acompanhado de arroz de jambu. Tenho certeza que as pessoas vão gostar bastante, e vai ser um sucesso”, acredita.
O púbico visitante também poderá experimentar receitas preparadas por outros dez expositores de gastronomia que participarão do evento, que é realizado pelo Sebrae no Pará e Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação Comercial de São Caetano de Odivelas (Acesco).
A expectativa com o Festival é movimentar a economia não apenas de São Caetano de Odivelas, mas também de municípios próximos, como Vigia, Colares e Santo Antônio do Tauá. O evento é aberto ao público, mas é importante frisar que devem ser respeitadas as medidas sanitárias de prevenção à covid-19.
“No mês de agosto foram formalizados alguns empreendimentos na Sala do Empreendedor do município, que passaram por consultoria de empratamento e Boas Práticas de Fabricação de Alimentos oferecidas pelo Sebrae no Pará. E, agora, na apresentação dos pratos no Festival, eles vão seguir a identidade do Odivelismo, cultura típica de São Caetano de Odivelas”, informa a gerente do Sebrae na região Guamá, Gisele Freitas.
Receitas inéditas
A variedade de pratos oferecida no Festival é grande, destaque para as inovações, utilizando ingredientes típicos da região. Confira algumas delas:
Programação cultural
Toda noite, o II Festival Gastronômico e Cultural Odivelense oferece uma programação cultural.
Nesta sexta-feira (26), haverá apresentação de Rogerinho RT e o Boi de Máscaras, uma das principais manifestações da cultura popular e folclórica do Pará, com raízes fortes em São Caetano de Odivelas. A manifestação surgiu no início do século XX em uma brincadeira de amigos pescadores depois do trabalho, para festejar a quadra junina. A adesão foi espontânea e ganhou espaço na cultura popular local e resiste até os dias de hoje, já expressando a identidade dos moradores do município.
No sábado (27), é a vez de Fabrício Ribeiro e do grupo de Carimbó Raízes do Mangue convidarem o público a dançar na Praça Centenária Juiz Cláudio Rendeiro.
No domingo (28) a banda Ecletic e o Boi de Máscaras Touro Bandido fecham a programação cultural do Festival.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA