Como prevenir gripes e resfriados? Confira!
Desde o início do período chuvoso, em dezembro, a capital paraense vive o aumento do número de casos
Gripe e resfriado são doenças frequentes, principalmente nesta época do ano, em que o Pará enfrenta o período sazonal, marcado por chuvas, entre novembro e maio. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Belém viveu um surto de influenza, em dezembro.
Para frear o contágio e não ser ‘derrubado’ pelo vírus existem alguns cuidados, como explica Alexandre Breno Gonçalves, farmacêutico bioquímico da Reinafarma. Entretanto, é preciso saber diferenciar os sintomas para fazer o tratamento adequado a cada enfermidade.
“A gripe é uma infecção respiratória, que pode ser ou não grave. Ela é causada pelo vírus da Influenza. Já o resfriado também é uma infecção respiratória viral, mas é provocado por dezenas de vírus diferentes, como o Rinovírus, que é o mais comum”, explica o farmacêutico.
A vacinação ainda é a forma mais eficaz de se proteger contra a doença, mas ações preventivas podem diminuir o contágio, aliadas ao fortalecimento da imunidade.
“Antes de pensarmos nos medicamentos, precisamos ter em mente que para eles terem uma boa resposta no nosso organismo para combater ou prevenir a gripe e o resfriado, alguns hábitos diários são de extrema importância como manter o corpo sempre hidratado, repouso, fazer uma alimentação saudável, uma atividade física e deixar o ambiente sempre limpo e com a ventilação circulando são fundamentais para a melhora do quadro gripal”, explica.
De acordo com Alexandre, alguns medicamentos são aliados no combate e prevenção de gripes e resfriados como polivitamínicos, antigripais, antitussígenos e antitérmicos.
O Reinavit ômega 3 A-Z, por exemplo, é um complexo vitamínico de A a Z e ainda tem o auxílio do ômega 3 que ajuda na redução do colesterol, triglicerídeos aumenta a imunidade.
Além disso, o bioquímico explica que em ambas as enfermidades o paciente pode ter febre, porém, a febre da gripe é diferente da que aparece no resfriado. Na gripe, a febre fica em torno dos 38º e 40º, já no resfriado é mais baixa, e não necessariamente é um sintoma apresentado. Quando ocorre fica entre 37º e 38º.
O farmacêutico orienta ainda a cautela com a automedicação e que a ingestão deve ocorrer sempre sob orientação médica. Para saber mais sobre ofertas e produtos da Reinafarma, clique aqui.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA