Confira como proteger sua saúde dos excessos de fim de ano

Celebrações favorecem o consumo de comidas e bebidas alcoólicas. Atitudes pré e pós eventos diminuem os efeitos

Dezembro trouxe as confraternizações. Época difícil de resistir às delícias que regam os reencontros e celebrações de conquistas do ano que chega ao fim. Entretanto é preciso redobrar os cuidados com as misturas de bebidas e alimentos típicos dessa época para não desencadear uma crise digestiva, por exemplo.

Veja algumas dicas para não passar perrengue nas comemorações:

- Beba água: manter-se hidratado é primordial, principalmente se ingerir bebidas alcoólicas. O excesso de álcool no sangue contribui significativamente com processos inflamatórios no corpo, causando também distúrbios digestivos, cardiovasculares, alterações cognitivas;

- Coma pequenas porções: Ou ainda, faça pequenos lanches de hora em hora para evitar comer muito de uma só vez, dessa forma evita que o sistema digestivo fique sobrecarregado, o que pode causar má digestão, azia, refluxo e dores abdominais;

- Atenção às comorbidades: Diabéticos e hipertensos necessitam estar atentos ao que comem, uma vez que, a dieta que restringe sal e doces não está suspensa;

- Durma bem: Repor o sono é imprescindível para o corpo reagir bem à mudança de rotina do período.

- Não misture bebidas com medicamentos: Algumas interações medicamentosas podem trazer riscos à saúde, principalmente se houver uso de álcool.

image Farmacêutico Renato Coelho Júnior indica os protetores do sistema digestivo para diminuir os efeitos dos excessos (Arquivo pessoal)

O farmacêutico Renato César Machado Coelho Júnior, da rede de farmácias Reinafama, diz que nessa época aumenta a procura por produtos que protegem o aparelho digestivo. “Nas festas de fim de ano é comum encontrar as famílias reunidas ao redor de uma mesa farta e próspera, tradição que busca atrair para o novo ano que se inicia prosperidade, fartura, boas energias, no geral, porém, muitos excessos são cometidos, tais como, ingestão desenfreada de bebidas alcoólicas, ingestão exagerada de comida de uma só vez, que promovem consequências nada agradáveis, comprometendo as comemorações e a saúde”, alerta.

A Reinafarma tem uma sessão específica para cuidados com o aparelho digestivo. “São disponibilizados produtos identificados de acordo com o desconforto apresentado pelo cliente, que aliviam, por exemplo, náusea, vômitos, intoxicação alimentar ou infecções, gases, azia, queimação, má digestão”, informa o farmacêutico.

Para evitar os problemas digestivos, ele diz que existem produtos para proteger e outros para tratar os efeitos dos abusos. “Antiácidos efervescentes, assim como, leite de magnésia podem ser indicados para tratar dos sintomas advindos do excesso do final de ano. Ingerir engov antes do consumo de álcool pode aliviar dores de cabeça e mal estar. É imprescindível que o cliente mantenha o corpo hidratado, sendo importante que a ingestão de bebidas alcoólicas ocorra com moderação”, recomenda Renato.

Chás de camomila, gengibre e hortelã também podem ser aliados para cuidar do aparelho digestivo. Entretanto, se os sintomas persistirem o cliente deve consultar um médico para uma avaliação mais detalhada.

Para saber mais sobre as ofertas e produtos, acesse o Instagram: @farmaciasreinafarma

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Reinafarma
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!