Veja dicas de ações sustentáveis para sua empresa
Saiba como começar a praticar a sustentabilidade no dia-a-dia do seu empreendimento
A sustentabilidade é cada vez mais estratégica para se posicionar no mercado. Com consumidores mais exigentes e conscientes dos impactos que algumas atividades produtivas têm sobre o meio ambiente, empresas comprometidas com ações sustentáveis se destacam em diferenciais e competividade, que podem também melhorar seus resultados econômicos.
Um negócio sustentável se beneficia, por exemplo, de uma imagem mais forte diante dos consumidores. Uma pesquisa da consultoria McKinsey mostrou que 85% dos brasileiros preferem adquirir produtos e serviços de organizações com uma agenda socioambiental.
VEJA MAIS
Além disso, outras vantagens incluem a redução de custos, já que as empresas tendem a consumir menos matéria-prima e a reutilizar insumos. As ações sustentáveis também são um requisito para entrada em novos mercados consumidores, especialmente os estrangeiros. Confira algumas dicas para tornar seu negócio amigo do meio ambiente.
Reduzir o consumo de papel
Os materiais de consumo estão no cotidiano dos diversos tipos de organizações, sendo o uso do papel certamente um dos mais difundidos. Mesmo com o avanço da digitalização, muitas empresas e pessoas ainda privilegiam as versões físicas. O problema dessa prática tão comum é que ela desencadeia um grande impacto ambiental.
Estima-se que uma única árvore é capaz de produzir 20 resmas de papel A4, mas para isso também é necessário o consumo de uma grande quantidade de água, além de que a retirada de vegetais influencia no aumento das emissões de gás carbônico na atmosfera. Ou seja, ao diminuir o consumo de papel é possível mitigar esses danos e ainda implementar um processo mais prático e eficiente na rotina de trabalho.
Praticar a reciclagem
A reciclagem é o processo que permite transformar as propriedades dos resíduos sólidos para que eles se tornem novos insumos ou produtos com potencial de geração de renda. Os benefícios dessa prática incluem, por exemplo, a redução da quantidade de resíduos dispensados no lixo comum ou nos aterros sanitários. Com isso, a pressão sobre o meio ambiente diminui, bem como as empresas podem ter custos menores aproveitando os materiais reciclados em suas dinâmicas produtivas.
Realizar a coleta seletiva e o descarte correto
Aliado a isso, é necessário implementar procedimentos que deem tratamento adequado aos resíduos desde o início. Para isso, é importante adotar a coleta seletiva no cotidiano das empresas. A segregação adequada dos resíduos conforme sua composição, seja plástico, papel, metal, vidro ou orgânicos, facilita a destinação correta para os aterros sanitários ou cooperativas de reciclagem.
No caso de indústrias, estabelecimentos de saúde ou outros empreendimentos em que haja manipulação de resíduos perigosos também é preciso atentar para a gestão correta desses resíduos realizada por empresas especializadas, como a Recicle Soluções Ambientais.
Ter parceiros sustentáveis
Adotar a sustentabilidade nas empresas envolve também o cuidado com toda a cadeia produtiva do empreendimento. Nesse sentido, é importante manter relações com fornecedores que sejam comprometidos com os mesmos valores e ações realizadas na sua empresa. Do contrário, todo o esforço realizado acaba prejudicado pelo impacto indireto desses negócios. Para isso, é válido valorizar a análise do histórico e de critérios técnicos, financeiros e da performance sustentável desses parceiros.
Para saber mais sobre os benefícios dessas e outras soluções para o cuidado com o meio ambiente, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA