Gestão de resíduos sólidos exige manipulação adequada

Acompanhamento da produção até a destinação correta dos resíduos garante preservação ambiental e da saúde

fonte

O despejo irregular de lixo em vias públicas é uma cena comum em muitas cidades e regiões do país. No entanto, essa realidade deveria ser diferente visto que o Brasil conta desde 2010 com uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Um dos desafios para a efetivação desse plano é o comprometimento dos diversos atores sociais com a resolução desse problema.

A PNRS tem como um de seus pilares a noção de responsabilidade compartilhada entre o poder público, as empresas e a sociedade em geral. "Não dá mais para pensar que apenas o poder público é responsável e deve dar a solução para um problema causado por quem gera os resíduos. Por exemplo, um restaurante, um bar, os supermercados ou batedores de açaí, que são comuns aqui na nossa região, produzem uma quantidade grande de resíduos e eles têm que ser responsáveis em dar a direção aos seus resíduos. A PNRS veio para afirmar que o dono do resíduo é responsável por ele até seu destino", explica o engenheiro sanitarista da Recicle Soluções Ambientais e especialista em Engenharia Ambiental, Raymundo França.

image Resíduos coletivos como os de condomínios precisam receber o tratamento adequado (Divulgação / Recicle)

Para que isso ocorra é necessário a execução de um plano de gestão de resíduos sólidos. Raymundo França esclarece que “a gestão é o processo que acompanha o resíduo da produção até o destino, garantindo a qualidade, a conservação e a preservação do meio ambiente. Entender como devemos manipular cada tipo de resíduo, de que forma ele pode ser coletado, que tipo de equipamento deve ser utilizado, como se deve acondicionar cada resíduo, é muito importante e garante uma gestão de qualidade”.

A compreensão das particularidades de cada gerador e cada resíduo também é fundamental nesse processo. A experiência no atendimento das demandas de clínicas de estética, pet shops, condomínios e hospitais, que geram rejeitos com riscos de contaminações, por exemplo, evidencia a importância da boa gestão de resíduos sólidos para a prevenção de riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

“A Recicle atua em todos os segmentos dos resíduos: coleta, transporte, destinação e tratamento. Cada cliente tem sua especificidade. Dependendo da necessidade damos o direcionamento aos resíduos. Atuamos também na recuperação de áreas degradadas e contaminadas; com mão de obra para limpeza interna externa de prédios, hospitais, vias públicas; fiscalização de serviços de engenharia, enfim em uma gama de atividades ligadas a gestão de resíduos”, afirma o engenheiro sanitarista.

Raymundo França destaca, ainda, que a gestão de resíduos sólidos possibilita avanços na dinâmica econômica. “Se a gestão dos resíduos for feita de maneira correta, os resíduos não só deixarão de ser um custo para quem gera, mas passarão a ser uma fonte de renda. O mundo já está direcionando para uma economia circular, aquilo que não serve para uns é uma fonte preciosa de matéria prima para outros, e, muito mais que isso, solução para diminuição de resíduos acumulados em aterros”, finaliza França.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Recicle
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!