MENU

BUSCA

Recicle Soluções Ambientais: entenda a importância do descarte correto de resíduos têxteis

Despejo incorreto pode ocasionar sérios problemas ambientais

Marina Pereira

A indústria da moda diariamente impacta a sociedade com o lançamento de novas coleções de roupas, o que tende a incentivar o consumo acelerado. Este é um processo que tem deixado marcas de degradação no meio ambiente como toneladas de resíduos têxteis que são descartados de forma irregular em aterros sanitários e lixões. Diante disso, surgem alternativas sustentáveis que preveem a redução dos impactos ambientais no mundo da moda, como a moda sustentável e soluções de descarte regular.  

Em Belém, a Recicle Soluções Sustentáveis é uma empresa especializada no assunto e oferece diversos serviços voltados para soluções ambientais que atendam a gestão de resíduos da indústria têxtil, bem como de outros segmentos.

Moda sustentável

A moda sustentável é uma vertente que se preocupa em utilizar métodos que não produzam ou minimizem os impactos ambientais gerados no processo de desenvolvimento de produtos. Ela surgiu a partir da necessidade de repensar a conduta da sociedade, do ponto de vista ecológico. 

Hoje a indústria da moda tem uma alta demanda de produção e esse cenário está atrelado ao fast fashion (“moda rápida”, em português), que consiste em um padrão em que produtos são fabricados, consumidos e descartados de forma rápida. De acordo com o SEBRAE, são produzidas 170 toneladas de resíduos têxteis por ano no Brasil. Desse total, 80% são destinados a lixões e aterros sanitários.

VEJA MAIS

Reciclagem e alagamentos: entenda como a iniciativa pode minimizar o problema com a empresa Recicle
Empresa paraense presta serviços especializados para a destinação de resíduos

Por que as empresas devem descartar os resíduos têxteis corretamente?

Conforme dispõe a Lei nº 12.305/2010 o descarte incorreto de resíduos é considerado crime ambiental. Isso porque ao executar o descarte incorretamente, provocamos situações que podem contribuir para a ocorrência de impactos significativos ao meio ambiente, tais como:

- Contaminação do solo;

- Contaminação de recursos hídricos;

- Efeitos prejudiciais à saúde humana decorrentes da poluição atmosférica, em virtude da incineração de tinturas e outros químicos adicionados aos tecidos.

Confira 3 opções de como descartar os resíduos têxteis atendendo o fluxo citado acima:

Reciclagem

A mais popular e prática é a reciclagem. Os tecidos descartados corretamente, se enviados para a reciclagem, podem passar pelo processo de desfibrilação dos fios, no qual os mesmos poderão ser reutilizados como matéria-prima para novas fabricações.

Descarte ecológico de tecidos

Para os usuários que pretendem evitar o acúmulo de resíduos e a disposição de forma irregular, existe a opção do descarte ecológico.

Neste formato, é necessário entrar em contato com uma organização que execute este tipo de atividade e agende as datas e os horários para a realização de coleta dos resíduos têxteis e, assim, ocorra o manuseio e descarte correto, de acordo com as disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que compõem a estrutura dos serviços oferecidos pela Recicle Soluções Ambientais, que é referência na capital.

Logística reversa

Conforme o sistema de Logística Reversa, as empresas também são responsáveis pelo que acontece após o alcance final dos seus produtos, ou seja, pelo pós consumo.

Por isso, é comum encontrarmos medidas de algumas organizações no que se refere a logística reversa. Os pontos de coleta são um dos instrumentos mais comuns. Um exemplo disso são lojas de departamento que possuem caixas para que os clientes depositem as roupas que pretendem descartar.

E para realizar o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos, conte com a Recicle Soluções Ambientais. Clique aqui e realize o seu orçamento. 

Conteúdo de Marca