Prefeitura de Belém realiza ações para fomentar a gastronomia e o turismo na capital e nas ilhas
Entre as ações realizadas estão os projetos Gastronomia das Ilhas e Boulevard da Gastronomia
Conhecida por seus cheiros e sabores, a capital paraense é famosa mundo afora em razão de sua encantadora gastronomia. Em 2015, a cidade recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o título de ‘Cidade Criativa da Gastronomia’ que faz referência à história, à cultura e à identidade presentes na Amazônia, especialmente em Belém. E foi pensando nisso que a Prefeitura de Belém, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Administração de Área Metropolitana de Belém (Codem) e a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), segue implementando ações como o Festival Gastronomia das IIhas e o projeto Boulevard da Gastronomia.
Gastronomia das Ilhas
O festival visa fomentar a gastronomia, turismo e artesanato da região de forma sustentável, valorizando a cultura paraense, com a realização de um circuito gastronômico nas ilhas do Mosqueiro, Outeiro, Combu e no distrito de Icoaraci.
O projeto Gastronomia das Ilhas é um dos eventos da atual gestão municipal e garante a cada edição importante visibilidade internacional à cidade, por meio da Rede de Cidades Criativas da Unesco, da qual Belém faz parte desde 2015. A rede é composta por cerca de 180 cidades de 72 países.
“O Gastronomia das ilhas é um sucesso aqui em Belém, as pessoas têm a oportunidade de realmente desfrutar da riqueza cultural e ambiental que as ilhas têm. Nós percebemos que não é só a gastronomia em si, mas o projeto envolve iniciativas culturais, artísticas, artesanais que são produzidas nas regiões, que dialogam com o conceito da sustentabilidade. O projeto é pensado na perspectiva da formação que as pessoas precisam ter em torno da gastronomia, principalmente acerca da qualificação e capacitação”, detalha o diretor-presidente da Codem, Lélio Costa.
VEJA MAIS
Boulevard da Gastronomia
Outro presente da gestão municipal para cidade de Belém é o Boulevard da Gastronomia. O projeto arquitetônico deve mudar a paisagem da praça dos Estivadores, no bairro da Campina, e transformar o lugar em um grande corredor gastronômico na capital, no perímetro que vai da avenida Presidente Vargas até a travessa Padre Prudêncio.
“O Boulevard da Gastronomia significará um grande projeto de requalificação do centro histórico da cidade. O projeto de requalificação implica em mudanças urbanísticas. As pessoas passarão a usar como um espaço simbólico da gastronomia, consolidando o título que Belém recebeu da Unesco, de Cidade Criativa da Gastronomia”, afirma o prefeito Edmilson Rodrigues.
O projeto é um investimento da Prefeitura de Belém, em parceria com os empresários da área do Boulevard Castilho França, para desenvolver o turismo, a gastronomia e recuperar uma parte do Centro Histórico. O valor do investimento é de mais de R$ 5 milhões.
“O Boulevard da Gastronomia é uma obra de infraestrutura que irá dialogar com o centro da cidade. Ao mesmo tempo com a Estação das Docas e vários empreendimentos e empreendedores que têm feito grandes aportes financeiros em torno da gastronomia. É uma arquitetura que incorpora, além da boa gastronomia, os espaços de diálogos, encontros e lazer. Será um espaço atrativo aos turistas, mas que chamará a atenção de toda a cidade”, explica Lélio Costa.
Segundo o secretário municipal de urbanismo, Deivison Alves, a obra, iniciada em outubro de 2022, já está avançada em mais de 20% e a previsão é que seja entregue até o final de 2023.
“Entre os pontos que estão avançados podemos citar o calçamento que já está em fase final. Estamos fazendo a preservação da gola das árvores e seguimos fazendo toda a tubulação e iluminação. O próximo passo é começar a trabalhar o paisagismo e o fechamento total da via, com pisos em ladrilho hidráulico para preservar o que temos de patrimônio histórico e deixar pronto para o projeto”, explica o secretário.
“Ficando um espaço bem mais tratado e bonito a movimentação aqui em nosso centro histórico, principalmente de turista, vai melhorar muito”, reforça a assistente administrativa Kátia Torres, que trabalha próximo à obra.
Para saber essas e outras ações da prefeitura da nossa gente, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA