Campanha Dezembro Vermelho mobiliza sociedade para o enfrentamento das ISTs
Ações de conscientização são realizadas em todo o Brasil
Mobilização da sociedade civil e da administração pública para o enfrentamento do HIV, da Aids e das demais infecções sexualmente transmissíveis é o objetivo da campanha Dezembro Vermelho. A infectologista Paula Miranda, do Hospital Porto Dias, explica mais sobre a campanha e a importância da difusão das informações para prevenção e diagnóstico.
A infectologista completa ressaltando que a campanha busca chamar atenção para a prevenção, as formas de assistência e os direitos das pessoas que convivem com HIV e Aids.
Além do HIV e da Aids, existem outras infecções sexualmente transmissíveis como a Sífilis, HPV, Gonorreia, Hepatite B,Herpes genital, dentre outras. E a principal forma de prevenção é o uso do preservativo durante as relações sexuais.
Paula também destaca a imunização (vacinação para HPV e Hepatite B) como forma de prevenção. “E no caso do HIV, a profilaxia, ou seja, a prevenção antes e após a exposição de uma relação desprotegida”.
O diagnóstico precoce ajuda no tratamento ainda nas primeiras etapas."É iniciar o tratamento o mais rápido possível e evitar complicações e o desenvolvimento das fases tardias, além do que quando você tem o controle da doença, você faz o tratamento, você também evita a transmissão”, pontua a infectologista.
Os tratamentos são variados e específicos para cada tipo de infecção e é disponibilizado pela rede pública de saúde geralmente nas unidades de referência. O período de duração do tratamento também é diferente, alguns em um curto prazo e outros, com um prazo mais longo, como para o HIV.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA