Sistema OCB/PA participa do 1º Seminário Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural
O evento ocorreu na Espanha e reuniu grandes nomes do cooperativismo paraense
Com o objetivo de impulsionar o cooperativismo na comunidade valenciana e na província de Alicante, a Universidade de Alicante (Espanha), durante os dias 07 e 11 de novembro, promoveu o 1° Seminário Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural para a intercooperação com outros países latino-americanos e visitas técnicas para conhecimentos de boas práticas de produção e comercialização. Participando do evento, o Sistema OCB/PA apresentou dissertação de mestrado e reuniu-se com representantes para estreitar laços comerciais e realizou as visitas técnicas.
No primeiro dia de seminário, o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra, apresentou a sua dissertação de mestrado, cujo tema foi "Cooperativismo e Mercado Institucional de Alimentos: Organização e Acesso das Cooperativas da Agricultura Familiar no Estado do Pará". O trabalho traça o cenário e o posicionamento das cooperativas frente a Programas como o PAA e o PNAE, destacando a necessidade de se consolidarem no mercado privado.
Já no segundo dia, com objetivo de estabelecer acordos comerciais, tanto produtivos quanto cambiais, o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, e o Superintendente Júnior Serra participaram de uma reunião juntamente com o presidente da Confederação das Cooperativas Agroalimentares da União Européia (COGECA), Ramón Armengol, o Presidente da CAMTA, Alberto Oppata, gerente da Cooperativa Agrícola de Callosa D'en Sarrià, Andrés Llorca Fornés e os representantes do Instituto Universitário de Estudos Sociais da América Latina (IUESAL) Roque Moreno e José Gómez.
A reunião solicitada pelo presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, OCEPAR, José Roberto Ricken, foi acordada possibilidades para as trocas comerciais na área de fruticultura e cereais, promovendo a intercooperação das cooperativas e o desenvolvimento da movimento cooperativista no mundo.
“Participar desses eventos internacionais levando o cooperativismo paraense para outros Países e mostrar toda a sua potencialidade é muito importante. Além disso, é importante estreitarmos laços que podem culminar em intercâmbios técnicos e principalmente em negociações comerciais.” frisou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Nos três últimos dias, a programação foi uma visita a cooperativa Callosa para conhecer e tratar de ações comerciais. O conselheiro do Sistema OCB/PA no ramo Agropecuário, Mário Zanelato, acompanhou a visita e expressou a importância desse intercâmbio técnico. “Como membro do conselho, essas visitas e reuniões são importantes porque ajudam a definir políticas que o Sistema OCB/PA pode estar buscando nas áreas de ciência e inovação. Também é importante observar o investimento em produtos tecnológicos, como sistema de irrigação e produção, sem esquecer do ótimo exemplo de verticalização da produção que aqui fazem muito bem.” expressou o representante.
Para conferir saber mais sobre essas e outras ações do Sistema OCB/PA, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA