Morar Bem: ter plantas dentro de casa garante mais qualidade de vida
Benefícios de investir em plantas foi tema do episódio do webinar Morar Bem
Investir em uma decoração verde vai muito além de embelezar os ambientes. Em um mundo cada vez mais urbanizado, onde o contato com a natureza se torna cada vez mais raro, é fundamental apostar em decorações que priorizem as plantas. Afinal, além de deixar os espaços mais bonitos, as plantas trazem uma série de benefícios para o bem-estar de quem vive nesses locais.
Como a presença de plantas pode transformar um ambiente, tanto estética quanto funcionalmente, foi tema do episódio da websérie Morar Bem, apresentado pela arquiteta Paula Machado, que contou com a participação do arquiteto e urbanista especialista em arquitetura da paisagem, Fábio Assef.
Buscar soluções criativas para integrar as plantas à arquitetura, criando um espaço único e personalizado, é fundamental para garantir mais qualidade de vida para quem circula por essas áreas, trazendo mais conforto ambiental para o local.
"O principal do paisagismo é fazer essa integração com a arquitetura, além de trazer diversos benefícios ambientais, como trazer a natureza para perto, garantir conforto ambiental. Tudo isso influencia muito", destaca o arquiteto.
Qualidade do ar e bem-estar
Além de deixar o ambiente mais charmoso e aconchegante, as plantas trazem uma série de benefícios diretos à qualidade de vida. A ciência comprova que as plantas influenciam diretamente no humor e na saúde física. Elas purificam o ar, reduzem a ansiedade e o estresse, e ainda estimulam a produtividade e a criatividade. Para garantir um melhor resultado, o ideal é apostar em um maior número de plantas para o lar.
"O maior benefício que as plantas trazem em relação à qualidade do ar é aumentar a umidade relativa do ar. Quanto maior a quantidade de folhas nessa planta, mais ela vai ter a capacidade de filtrar o ar e produzir mais oxigênio. Para dentro de casa, quanto maior a quantidade plantas, melhor", destaca Fábio.
Para escolher as plantas, é importante levar em consideração o espaço onde elas serão colocadas, além de garantir uma área adequada para que os vegetais também se mantenham com saúde.
"O principal é montar a decoração do ambiente, ter um layout definido e selecionar os pontos onde serão colocadas as vegetações. Caso não tenha espaço no chão, podemos colocar um suporte pendurado. Algo a se pensar é sobre o tempo de cuidado dessa planta. Antes de escolher, é importante entender a rotina e disponibilidade da pessoa que vai cuidar. Tem que ver, também, se têm animais ou crianças em casa", explica o especialista.
Cuidados
Embora não seja um trabalho árduo, é preciso estar atento aos cuidados para que suas plantinhas cresçam cada vez mais fortes e bonitas. O arquiteto traz dicas para manter as plantas saudáveis no ambiente.
“São basicamente três coisas: a rega, adubação e iluminação. A iluminação a gente já sabe como faz. Basta seguir e respeitar direitinho o que a planta precisa. Já a rega, cada planta vai ter uma necessidade de quantidade de água. Sobre a adubação, a gente precisa se atentar a isso. Planta sem adubo, dá doença e praga”, destaca o profissional.
Para saber mais sobre a importância das plantas para garantir qualidade de vida nos ambientes, acesse o episódio completo do videocast Morar Bem, um projeto de O Liberal, com o patrocínio da Quadra Engenharia.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA