MENU

BUSCA

Medicina veterinária: entenda mais sobre o mercado de trabalho atual

Segmento possui uma necessidade contínua por profissionais qualificados

Ana Paula Gama

Com diversas oportunidades de atuação e um mercado de trabalho dinâmico, o segmento de medicina veterinária trata-se de amar e respeitar os animais, promover bem-estar e saúde animal, tendo a ciência para descobrir as particularidades de cada espécie com responsabilidade e dedicação. O curso de medicina veterinária da Uniesamaz é referência no Pará, pois conta com uma grade curricular completa e dinâmica.

É válido destacar que a atuação do médico veterinário vai além da clínica médica de pequenos animais. O profissional também está presente na produção de proteína animal no campo, passando pela indústria até chegar na mesa do consumidor, garantindo a qualidade do alimento de origem animal, conforme explica Rogério Souza, coordenador e professor do curso de medicina veterinária da Uniesamaz.

“De modo geral, o médico veterinário promove a saúde e o bem-estar animal, dos seres humanos e do meio ambiente. Atuando nas áreas de clínica médica e cirúrgica, saúde pública, preventiva, inspeção produtos de origem animal, animais de produção e reprodução, zoonoses, medicina veterinária forense e etc”, explica.

VEJA MAIS

Uniesamaz: entenda como funciona a transferência externa
Procedimento é indicado para os alunos que desejam mudar de universidade

Crescimento

Outro ponto importante é que a medicina veterinária está em crescimento constante e, por isso, o profissional da área deve buscar o aprimoramento e a qualificação profissional para ter excelência na prestação do serviço.

“São mais de 80 áreas de atuação. Não temos um piso salarial definido, pois isso depende de alguns fatores. A média de salário é de R$ 5.000,00 até R$ 12.000,00”, ressalta Rogério Souza.

A seguir, confira algumas áreas de atuação da medicina veterinária:

- Veterinária clínica e cirúrgica: nessa área os profissionais realizam o atendimento de rotina de animais de pequeno e grande porte, além de diagnosticarem doenças. Já o setor cirúrgico, envolve cirurgias e operações mais complexas em animais domésticos ou selvagens;

- Saúde pública: ao trabalhar com saúde pública, o profissional pode seguir vários caminhos, sendo possível trabalhar no setor de zoonoses para agir na prevenção e controle de doenças transmitidas entre animais e humanos. Além disso, pode trabalhar em laboratórios, desenvolvendo vacinas, por exemplo;

- Pesquisa: alimentação, clonagem, reprodução e melhoramento genético são algumas das linhas de pesquisa da medicina veterinária. Geralmente, esse trabalho pode ser desenvolvido pela área de ensino nas universidades.

O curso de medicina veterinária da Uniesamaz é 100% presencial e tem dez semestres, além de contar com professores altamente qualificados e convênio com hospitais veterinários. Para saber mais, clique aqui.

Conteúdo de Marca