Segurança para condomínios: conheça os melhores recursos
Saiba o que considerar antes de investir na prevenção de furtos e invasões
Morar em condomínios, sejam eles verticais ou horizontais, geralmente transmite uma sensação de segurança devido à restrição ao acesso de pessoas externas e à vigilância que esses locais costumam ter.
No entanto, esse tipo de habitação vem sendo cada vez mais visado por criminosos por diversos motivos, como o padrão das casas e os bens de alto valor que os moradores possam ter. Na medida em que os muros não mais representam proteção suficiente, o que os proprietários devem levar em conta na hora de investir na segurança dos condomínios?
Segundo Jean Junior da Silva, consultor da Máxima Segurança, o ideal é ter o suporte de uma empresa de monitoramento para garantir uma cobertura 24 horas por dia. “Muitos condomínios já possuem câmeras de segurança achando que isso vai inibir a ação de criminosos, mas a realidade é que eles não veem somente isso como um obstáculo. Mas com um sistema mais completo, ligado a uma central de monitoramento, o meliante pensa duas vezes antes de tentar uma invasão ou uma abordagem a um morador”, explica o consultor, que atua na região de Ananindeua.
Ele conta que, a partir do retorno das atividades que estavam paradas ou reduzidas devido à pandemia da covid-19, a taxa de criminalidade também tem aumentado na região metropolitana de Belém e que a população tem estado mais atenta à importância de investir em sistemas de segurança mais tecnológicos.
“O custo-benefício da segurança eletrônica em relação à contratação de caseiros, porteiros e vigilantes é melhor, pois são vários equipamentos interligados a um sistema e a uma central de monitoramento que estará pronta a atuar no caso de qualquer anormalidade”, reforça Jean.
A Máxima Segurança, empresa que atua no mercado paraense com o monitoramento de bens móveis e imóveis, possui serviços e produtos inteligentes que garantem ao usuário um alto controle sobre o perímetro da sua residência e o seu patrimônio.
Para condomínios, o conjunto de soluções de segurança inclui a cerca eletrificada monitorada, que junto com os recursos de alarme e sensores de detecção de presença, notificam imediatamente a central de monitoramento da empresa no caso de tentativas e/ou intrusões. Há também o botão de pânico instalado na portaria, para que o porteiro avise à central no caso de sinistro, além do circuito fechado de TV, o Vídeo Monitoramento de Imagens (VMI), e o Armazenamento de Imagens nas nuvens que torna o pacote de serviço mais robusto contra possíveis delitos.
Ao ser avisada, a central de monitoramento ativa o protocolo indicado conforme o tipo de emergência, que pode ser verificação in loco, acionamento imediato das autoridades, entre outras ações. Adicionalmente, os condomínios podem contar com a ronda preventiva realizada pela equipe da Máxima várias vezes ao dia.
“Tudo isso traz uma segurança a mais, pois o bandido vai pensar duas vezes antes de se colocar em risco para invadir um local com esse nível de proteção”, afirma o consultor Jean Junior.
A Máxima Segurança tem sede em Belém e unidades em Ananindeua, Castanhal, Salinas e Mosqueiro, disponibilizando serviços para imóveis residenciais, empresas e casas de temporada.
Visite o site oficial e conheça mais opções para proteger seu patrimônio.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA