Confira dicas para aproveitar a Black Friday de ofertas e descontos
Período de promoções ocorre desde 2010 e já se consolidou no mercado brasileiro. Em Belém, lojas apostam em ações antecipadas.
Em mais um ano, a Black Friday, sexta-feira de ofertas, segue forte para além dos domínios territoriais dos Estados Unidos e conquista consumidores mundo a fora. Desde 2010, quando ocorreu pela primeira vez no Brasil, a data vem crescendo em estabelecimentos adeptos e em movimentação da economia, abrindo os trabalhos para as compras de Natal.
Em 2020, durante o auge da pandemia, o crescimento do e-commerce chegou a R$ 4,02 bilhões, conforme análise da consultoria Ebit|Nielsen, especializada em análises do mercado varejista. Para este ano, a tendência é as vendas aumentarem, como pontua a economista Adrielle Pureza.
“Para os lojistas e empreendedores, é uma grande oportunidade de divulgar os seus negócios, alavancar as vendas e iniciar o movimento de saída da situação delicada que o auge da pandemia proporcionou para o comércio como um todo, levando, inclusive, ao fechamento de vários negócios. Com avanço da vacinação e a possibilidade da realização das festas de final de ano, começam, agora, os preparativos para esse período tão especial, que sempre demanda um maior consumo”, afirma a profissional.
Adrielle acredita que o brasileiro já incluiu a Black Friday no calendário e já se planeja para fazer as suas compras nesse período no intuito de economizar. “2021 é considerado o ano do PIX e oferecerá maior desconto para essa forma de pagamento. Nesse sentido, é válido também se preparar financeiramente para atingir os maiores descontos”, aconselha.
Marisa Barreto gosta tanto de promoções que começou a criar conteúdo na internet sobre achados de ofertas. Responsável pelo perfil @opandadisse, ela diz que espera o ano todo pela Black Friday. “Este ano queria aproveitar para repor produtos que acabaram e tenho monitorado alguns eletrônicos. Como tenho um perfil de rede social que posta sobre promoções, estou bem por dentro dos preços dos produtos que têm uma procura maior, o que realmente está com um bom desconto”, conta Marisa.
Uma das preocupações dos órgãos de controle com a Black Friday é justamente com as pegadinhas das promoções ‘tudo pela metade do dobro’, que representam fraude e ferem o código de defesa do consumidor. Adrielle alerta que, além das falsas ofertas, é importante consumir de forma consciente. “Devemos planejar o que precisamos e queremos comprar, pois as ofertas são muitas e podem tirar o foco do que realmente pretendemos. Vale a pena fazer aquela pesquisa detalhada nas lojas, para verificar qual está oferecendo desconto maior”, recomenda a economista.
O Magazan tem um histórico de realizar não apenas um dia, mas várias semanas de ofertas no período, com promoções de verdade. A pré-Black iniciou no dia 13 de novembro, enquanto a Black Weekend será nos dias 26, 27 e 28. As 20 lojas de departamento estão preparadas para receber os clientes com ofertas imperdíveis negociadas com os fornecedores para essa época do ano.
Para ficar por dentro das ofertas e novidades, acompanhe o perfil da loja no Instagram: @magazan.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA