Dicas importantes para quem deseja montar um consultório odontológico
Planejamento é essencial para construir um bom empreendimento
Geralmente, após concluírem a faculdade de odontologia, os dentistas abrem seus próprios consultórios. Essa forma de trabalho exige muito empenho e planejamento para atender os pacientes da melhor maneira.
Para o diretor da empresa Labodental, Pedro Pereira Pessoa Filho, montar um consultório odontológico envolve as seguintes etapas: planejamento; compra de equipamentos e materiais de consumo; marketing e divulgação.
“Desde o início do planejamento deve ser feita a divulgação do empreendimento para que, quando o consultório inaugure, já tenha clientes interessados nos serviços que serão prestados pelo estabelecimento”, explica o gestor da empresa de equipamentos odontológicos.
A seguir, confira as fases do planejamento:
1. Planejar os procedimentos que serão ofertados: essa etapa vai depender do tempo de formação do profissional de odontologia. Caso tenha acabado de se formar, o atendimento é mais generalista. Se já fez especializações, o atendimento é mais específico;
2. Avaliar o público-alvo: é preciso analisar quais pessoas podem procurar o serviço que será oferecido e qual é a estimativa de lucro;
3. Buscar um local adequado para o atendimento: o local precisa ser acessível ao público-alvo e planejado de acordo com os serviços ofertados;
4. Avaliar os custos do local: dependendo do local e dos serviços que serão ofertados, é necessário um investimento maior ou menor;
5. Providenciar a documentação necessária: para abrir como pessoa física, você precisará apenas do RG, Registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) e Licença de Funcionamento expedido pelo Departamento da Vigilância Sanitária (DEVISA) local. Já para abrir como pessoa jurídica, você também precisará de RG, CRO e Licença de Funcionamento expedido pelo DEVISA local, além de documentação expedida pela junta comercial, Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e cópia autenticada do RG e CPF.
Depois de tudo planejado, é necessário investir na compra dos seguintes equipamentos:
- Cadeira odontológica com equipo, unidade auxiliar, refletor e mocho;
- Bomba a vácuo;
- Autoclave;
- Seladora;
- Fotopolimerizador;
- Compressor;
- Kit de alta e baixa rotação;
- Raio-x odontológico;
- Câmara escura;
- Negatoscópio;
- Sensor digital.
VEJA MAIS
“Também é preciso adquirir materiais de consumo como luva; touca, máscara; propé; avental descartável; kit perio e babador descartável; sugadores descartáveis; instrumentais clínicos e cirúrgicos; bandejas; estojos brocas; kits acadêmicos de acabamento; resinas; anestésicos; cremes dentais; enxaguantes bucais; entre outros”, elenca Pedro Pereira.
A Labodental oferece todos os equipamentos necessários para consultórios odontológicos, com um excelente custo-benefício. Clique aqui e saiba mais.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA