Energia solar pode gerar economia de até 95%

A tecnologia que vem do sol é favorável para a geração de energia solar e para o orçamento mensal na fatura da sua conta de energia elétrica

fonte

Belém, 30ºC. Esta temperatura não é novidade para os moradores da capital paraense, que estão acostumados com o “sol na moleira”, e essa temperatura é a média em outros municípios do estado do Pará. A radiação solar que existe por aqui poderia gerar mais energia do que precisaríamos, porém, a energia solar é pouco aproveitada, seja por falta de conhecimento ou achar a implantação muito complexa, quando poderia ser uma aliada, uma vez que a energia elétrica fica cada dia mais cara.

Em 2019, os valores do sistema de compensação de energia elétrica, no qual se enquadra a energia fotovoltaica, ficaram mais acessíveis, as taxas dos bancos diminuíram e passaram a criar financiamentos para o cliente interessado na instalação de energia solar. 

“Hoje pagamos um aluguel de uma energia elétrica, que vem poluída e temos vários picos de energia com perdas de aparelhos. Já com a fotovoltaica, o cliente substitui sua fatura de energia pelo seu próprio equipamento de geração de energia, que tem garantia de 25 anos, e pode gerar uma economia de até 95%. É um investimento e o retorno vem entre dois e três anos, em se tratando de pequenos imóveis, como residências e pequenos negócios”, explica o consultor técnico da Ilumisol, Paulo Pereira.

image Paulo Peireira, consultor técnico da Ilumisol, destaca que em dois anos é possível ter o retorno do investimento (Arquivo pessoal)

A empresária do segmento automotivo em Tucuruí Roberta Lorachi implantou o sistema em suas empresas há três anos e diz que foi um dos melhores investimentos que já fez. “A economia mensal com energia está em torno de 85%. Além disso, a manutenção é mínima, não bastasse a redução dos gastos com a energia elétrica, ainda temos o fator de maior relevância que é poder contribuir para um meio ambiente mais equilibrado. O fotovoltaico depende exclusivamente da luz solar, fonte sustentável e inesgotável”, relata Roberta.

image Há 3 anos, a empresária Roberta Lorachi implantou o sistema de energia solar em suas empresas.

Como aderir?

O primeiro passo para ter a própria usina geradora é ter o interesse e a confiança no funcionamento do sistema, além de procurar por empresas de credibilidade no mercado que acompanhem o processo, desde o projeto até a implantação. No caso da Ilumisol tudo começa na visita técnica, com análise do histórico da fatura de energia dos últimos 12 meses, para ter um cálculo da média de consumo e, em seguida, partir para a criação do projeto com número de módulos (placas solares), potência de inversor e os outros produtos que fazem parte do kit fotovoltaico.

image A economia mensal com energia está em torno de 85%.


“Ou seja, você substitui o que paga hoje pela energia da concessionária para ter o próprio equipamento de energia fotovoltaica, economiza, investe, e passa a ser seu próprio gerador de energia, contribuindo para um meio ambiente mais equilibrado”, conclui Paulo.Com uma nova percepção a respeito da energia solar se abrindo, hoje existem consórcios e financiamentos de bancos que disponibilizam linhas de crédito para investir no recurso, o qual possui inúmeras vantagens. Além da economia, a compra do sistema, se comparado com aplicações financeiras, pode ser até mais vantajoso que investir no tesouro direto, por exemplo. Além disto, as placas solares não geram dejetos ou poluentes, são silenciosos e necessita de baixa manutenção, até menor do que um carro. Outra vantagem é que ao quitar o financiamento, o consumidor passa a pagar taxas mínimas de disponibilidade do sistema, iluminação pública e, em alguns meses do ano, a bandeira tarifária, e ainda assim pode economizar até 95% na hora de pagar a conta.

Para saber mais sobre como usar a energia solar e painéis fotovoltaicos, clique aqui. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ilumisol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!