Entenda a importância da família durante o tratamento contra o câncer
Depressão e ansiedade podem ser evitadas com o suporte dos familiares
O processo de descobrir e combater o câncer causa uma tensão muito grande. Em meio à busca por um tratamento eficaz, alguns pacientes decidem tratar a doença em outras capitais e ficam sem o apoio dos familiares, porém esse suporte é valioso para observar as angústias do paciente e auxiliar nas intervenções multiprofissionais.
O oncologista clínico do Hospital Saúde da Mulher (HSM), Eriksen Alexandre Costa, afirma que combater o câncer ao lado dos membros da família agrega no tratamento humanizado realizado pelos profissionais da saúde.
“O suporte familiar é fundamental durante o tratamento e seguimento oncológico. Isso é notado no dia a dia e ratificado por trabalhos científicos, que ressaltam a melhor tolerância ao tratamento, menor risco de depressão e transtorno de ansiedade com a família próxima ao paciente”, destaca.
Para o médico, o paciente não precisa buscar a cura da doença em outras capitais, pois é possível encontrar tratamento eficaz em Belém. “Temos o acompanhamento e tratamento multiprofissional com cirurgia oncológica, radioncologia, oncologia clínica, onco-hematologia, cirurgia oncológica, acompanhamento psicológico, nutricional, social e de enfermagem durante o tratamento oncológico. Então, possuímos as tecnologias e profissionais capacitados para melhor tratamento possível”, afirma.
De acordo com o oncologista, entre os homens tratados no HSM, há maior incidência de câncer de próstata, gástrico e câncer de cólon. Já no caso das mulheres, os cânceres de mama, colo de útero e cólon são predominantes.
A instituição oferece diversos serviços no setor de oncologia,como cirurgia, radioterapia, medicina nuclear e quimioterapia. “Também temos suporte oncológico com serviço de imagem, complementando o seguimento e investigação dos casos (radiologia, medicina nuclear). Ainda possuímos o suporte psicológico e multiprofissional, com discussão dos casos entre os profissionais”, acrescenta Eriksen Alexandre.
Serviço:
Tratamento oncológico do HSM
Unidade ambulatorial: Trav. do Chaco, 1503 - Marco, Belém/PA, CEP: 66085-230.
Unidade hospitalar: Trav. Humaitá, 1598 - Marco, Belém/PA, CEP: 66085-220.
Consultas: (91) 3211-4400.
Clique aqui e saiba mais sobre os serviços oncológicos do Hospital Saúde da Mulher.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA