Pegar chuva causa resfriado: mito ou verdade?
No período chuvoso é comum que as pessoas fiquem resfriadas
O inverno amazônico chegou e, com ele, o aumento do número de casos de gripe e resfriado. Nesse período chuvoso e com menor temperatura, as pessoas ficam mais vulneráveis a essas doenças, devido à aglomeração em ambientes fechados e sem ventilação, o que facilita a transmissão dos vírus. Além disso, menores temperaturas diminuem a imunidade e o sistema de defesa na mucosa das vias aéreas, ou seja, pegar chuva não causa essas doenças.
O médico otorrinolaringologista, Diego Gadelha Vaz, explica que as chuvas apenas tornam o ambiente mais favorável para as pessoas pegarem gripe ou resfriado, doenças virais que apresentam algumas diferenças.
“A gripe, também chamada de influenza, é uma infecção viral do sistema respiratório. Ela é causada pelo vírus da Influenza, caracterizada principalmente por um quadro de sintomas que deixa a pessoa muito doente e cansada, causando bastante mal-estar”, revela o especialista do Hospital Adventista de Belém.
Além disso, a gripe apresenta maiores chances de causar complicações mais sérias, principalmente relacionadas aos pulmões, pois, como ela ataca esses órgãos por completo, existe o risco de se agravar e provocar uma pneumonia.
Já o resfriado pode ser provocado por outros tipos de vírus, como o rinovírus e o parainfluenza. “O resfriado não apresenta epidemias sazonais conhecidas, diferente da gripe, ocorrendo o ano todo sem apresentar picos de incidência”, acrescenta o médico Diego Gadelha.
VEJA MAIS
Sintomas
De acordo com o otorrinolaringologista, os sintomas mais comuns da gripe são: febre, normalmente acima de 38° C; fortes dores de cabeça e no corpo; dor de garganta; coriza e sensação de cansaço. Esses sintomas costumam ser fortes e chegam a durar, em média, de sete a dez dias.
No caso do resfriado, os sinais são bem similares aos da gripe, porém ocorrem com menor intensidade. Sendo assim, a pessoa resfriada apresenta tosse e desconforto na garganta; coriza; dor de cabeça; dor muscular leve e febre baixa. A recuperação costuma acontecer em quatro dias.
A seguir, confira como se prevenir da gripe e do resfriado:
- Lave as mãos com frequência ao longo do dia, especialmente depois de cumprimentar outras pessoas, manusear objetos compartilhados, como maçanetas e interruptores, e fazer uso do transporte público;
- Ande com álcool gel 70% e higienize as mãos quando não puder lavar com água e sabão;
- Cubra o nariz e a boca ao espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis ou a parte interna dos cotovelos;
- Evite ambientes com aglomerações, fechados e sem ventilação;
- Prefira ambientes arejados naturalmente, com janelas abertas;
- Em locais públicos, evite o contato das mãos com olhos, boca e nariz;
- Beba água, mantenha uma vida saudável e pratique atividades físicas, pois tudo isso contribui para um sistema imunológico mais forte;
- A vacina contra a gripe (influenza) é a forma mais eficaz de prevenção e deve ser tomada todos os anos por pessoas dos grupos de risco.
Para que ocorra o diagnóstico correto da doença, é necessário consultar um médico e evitar se automedicar. O Hospital Adventista de Belém conta com profissionais altamente capacitados para o tratamento de doenças como gripe e resfriado, além de casos clínicos de alta complexidade. Para saber mais sobre os serviços do hospital, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA