Harmonização facial: como o avanço da medicina estética auxilia na autoestima de pacientes
Harmonização facial traz benefícios tanto para homens quanto para mulheres que buscam melhorias na face

O avanço da medicina estética vem apresentando uma série de protocolos que visam o rejuvenescimento e embelezamento da face. Entre os mais conhecidos atualmente está a harmonização facial, que tem se tornado uma das grandes responsáveis por elevar a autoestima e transformar a vida de homens e mulheres.
A harmonização facial foi tema do quadro "Especialidades Médicas", da Rádio Liberal+, realizado em alusão ao mês da saúde, celebrado em abril, que recebeu a presença da cirurgiã-dentista há mais de 15 anos e referência em procedimentos estéticos, Dra. Luciane Borges. Ao longo da entrevista, a especialista destacou o papel da harmonização facial e os impactos da mesma na autoestima dos pacientes.
"A harmonização é muito ampla, mas muita gente acaba não entendendo o que de fato e é. Ela é um conjunto de procedimentos estéticos que a gente realiza na região da face com a finalidade de harmonizar o paciente. O objetivo é entregar ao paciente um resultado sutil, onde ele vê necessidade do que está precisando para elevar a sua autoestima e ter satisfação pessoal", comenta a especialista.
Dentre as técnicas que englobam a harmonização facial estão preenchimento labial, aplicação de toxina botulínica, popularmente conhecido como botox, preenchimento de olheiras, rinomodelação, bichectomia, lipo de papada, bioestimuladores de colágeno, entre outros.
Profissionais especializados
Apesar de estar em alta, é importante que o paciente busque profissionais capacitados para realizar as técnicas, evitando possíveis erros, assim como exageros na execução do procedimento.
"O paciente deve procurar um profissional especialista, onde ele tenha conhecimento suficiente para entregar um resultado satisfatório. A harmonização é acessível a todos, mas é importante que o paciente procure profissionais habilitados, que tenham realmente conhecimento suficiente dentro da odontologia, mas que sejam especialistas em harmonização facial, que vai entregar a necessidade que ele está precisando", explica Dra. Luciane
Além da busca por um bom profissional, o paciente também deve ter consciência das suas reais necessidades, desconsiderando comparações com outras pessoas. "Tem paciente que procura uma figura de alguém famoso ou uma pessoa que ele gosta do formato do rosto, chega com o profissional e diz: 'eu quero um rosto igual a esse'. Então, a gente precisa ter o senso do que é bonito ou belo e entregar naturalidade", finaliza a cirurgiã-dentista.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA