Dia Nacional do Idoso: cuidados com a saúde garantem longevidade
Socialização e hábitos saudáveis contribuem para bem-estar dos idosos
O Dia Nacional do Idoso foi celebrado no dia 1º de outubro e cuidados são necessários para garantir a saúde e o bem estar da terceira idade. A médica geriatra Manuela Castro Sales, do Hapvida NotreDame Intermédica, apresenta algumas dicas para manter a longevidade dos idosos.
Ela explica que a expectativa de vida no Brasil aumentou de forma considerável, nos últimos anos, chegando em torno de 76 anos e que a saúde é fundamental para chegar bem às idades mais avançadas. Ainda de acordo com a geriatra, a maioria dos idosos de 80 anos necessita de auxílio para realizar atividades de autocuidado como comer, tomar banho e se arrumar.
A prática de exercícios físicos é a grande aliada, no bem-estar e na vida saudável, pois ela permite a manutenção da massa óssea, força física, massa muscular, além de trazer benefícios para a saúde mental. A atividade física previne a demência, destaca a especialista.
A socialização é outra dica que deve ser incorporada na rotina da terceira idade. Conviver com outros idosos ajuda no crescimento da rede de apoio, que é formada pela família e amigos. Ela ajuda a evitar depressão, ansiedade e outras doenças.
Dieta rica em alimentos frescos e preferência por carnes magras junto com a redução de consumo de embutidos, ultraprocessados e carne vermelha trazem benefícios para a saúde em qualquer fase da vida e em especial na terceira idade. A alimentação saudável deve estar presente nas três principais refeições do dia.
Os idosos que possuem doenças crônicas como diabetes e hipertensão devem ficar atentos para as idas frequentes ao médico, a prescrição da medicação correta e ao controle da doença para evitar o aparecimento de novas doenças e complicações na saúde.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA