Galeria Rose Maiorana: um espaço onde a arte e a cultura florescem
Um dos pilares do ambiente cultural é a criação de oportunidades para que artistas iniciantes apresentem seus trabalhos
Com o propósito de estimular a arte no Pará e tornar este universo mais difuso, a Galeria de Arte Rose Maiorana, além de receber exposições, também será um local de encontro e troca de conhecimento entre artistas e apreciadores de arte. O espaço está localizado na Travessa Perebebuí, no bairro do Marco, em Belém. Lançada junto com a inauguração do espaço, a mostra “Profundo”, da artista Rose Maiorana, está em exposição no local e tem apoio cultural da Porte Engenharia e do Grupo Liberal.
Segundo Aurélio Oliveira, responsável por assinar a comunicação visual da galeria de arte, tudo foi criado a partir do sonho da artista de ter um ambiente para a valorização da arte no Estado.
VEJA MAIS
“A Galeria vai realizar momentos de conversa sobre arte e lançamentos de livros. No local, há uma loja voltada para comercializar produtos de artistas, como é o caso de uma coleção de joias de um artista de São Paulo, que está sendo vendida na Galeria, assim como produtos da própria Rose Maiorana”, explica Aurélio Oliveira.
É válido destacar que a Galeria Rose Maiorana está planejando o calendário do segundo semestre de 2024 e de 2025, já prevendo alguns eventos envolvendo a COP 30. Porém, também há uma grade com programações que vão acontecer a partir da segunda quinzena de junho deste ano.
Entre as possibilidades que o espaço pode explorar para difundir a arte e a cultura do estado, estão exposições de artistas locais, cursos, oficinas, entre outros eventos que fortaleçam o segmento.
Apoio à cultura
Há 35 anos no mercado paraense, a Porte Engenharia é uma empresa que abraça a cultura do Pará, por isso apoia iniciativas no segmento. De acordo com Ernâni Guilhon, diretor da Porte, o povo precisa ter acesso à arte e aos espaços culturais, onde possa apreciá-la de maneira gratuita. A empresa incentiva o acesso democrático da população a esses locais que auxiliam na educação e desenvolvimento do pensamento crítico, por meio da arte, da sensibilização e da preservação da cultura que forma a identidade de um povo.
“No Estado e também no País, de forma geral, existem poucos espaços que permitem tais experiências de imersão artística, principalmente devido ao pouco estímulo e ao desconhecimento de grande parte do público em relação às produções dos artistas de nossa região” - Ernâni Guilhon, diretor da Porte Engenharia.
Para o empresário, a Galeria de Arte Rose Maiorana desempenha um papel crucial na comunidade artística local, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para os artistas exibirem suas obras, permitindo que o público conheça mais sobre eles e suas criações.
“É preciso mostrar que o Norte faz arte sim, que no Pará temos artistas talentosos e que eles merecem ser reconhecidos”, pontua Ernâni.
Exposição “Profundo”
Em exposição na Galeria Rose Maiorana, a mostra “Profundo” reflete a essência da artista plástica Rose Maiorana e sua jornada de vida. De acordo com o texto de apresentação, “Profundo” é o ponto em que consegue trazer à superfície de sua consciência superações e pensamentos de um tempo de vida submerso, sensações transmutadas de uma realidade sentida. É, também, o fôlego tomado ao voltar de um mergulho em sua própria natureza humana.
Serviço:
Galeria Rose Maiorana
Exposição Profundo – Entrada gratuita.
Data: até 17 de junho;
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h;
Local: Travessa Perebebuí, 2195, no bairro do Marco, em Belém.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA