Cursos de fisioterapia e terapia ocupacional atuam na atenção à saúde

Uniesamaz oferece graduações com estrutura completa para aulas práticas e teóricas

Lorena Saraiva

Os cursos de bacharelado na área da saúde preparam os profissionais para atuar no bem-estar da população em diferentes níveis e esferas, entre eles, as graduações em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que fazem parte do quadro do Centro Universitário da Amazônia - Uniesamaz.

O bacharelado em Fisioterapia atua na dimensão de atenção à saúde com ações de prevenção, promoção e reabilitação contemplando as etapas do desenvolvimento humano. A professora Selma Kazumi da Trindade Noguchi, coordenadora do curso do Uniesamaz, explica sobre as possibilidades de atuação dos profissionais.

image Para a coordenadora do curso de Fisioterapia do Uniesamaz, Selma Noguchi, o estágio é o momento da vivência da prática profissional (Divulgação)

A área de fisioterapia possui mais de 10 especialidades reconhecidas. Ela pontua algumas como a fisioterapia respiratória, que realiza atendimento relacionado aos distúrbios respiratórios (principalmente nos hospitais, nas Unidades de Terapia Intensiva - UTI); atendimento ambulatorial especializado em traumato-ortopedia; saúde da mulher, osteopatia e quiropraxia. Além de fisioterapia em saúde coletiva direcionando atendimento ao Sistema Único de Saúde, fisioterapia desportiva, dermatofuncional e acupuntura. 

Durante o curso, o aluno estuda acerca do movimento humano e suas formas de expressão e potencialidades, repercussões psíquicas e orgânicas para manter, desenvolver e restaurar a integridade dos órgãos, funções e sistema do corpo percorrendo as etapas de elaboração de diagnóstico físico e funcional, eleição e execução de procedimentos fisioterapêuticos indicados para cada situação.

A  união entre teoria e prática é fundamental para que os estudantes observem de perto o que foi apresentado na parte teórica. “O estágio extracurricular é o momento em que o acadêmico inicia a vivência na prática profissional nos diversos cenários, em que irá associar ensino-serviço. Quando o acadêmico conclui todos os conteúdos teóricos inerentes à área de estágio pleiteada, é o momento ideal para iniciar o estágio, quando o acadêmico irá acompanhar um profissional fisioterapeuta atuando”, esclarece a coordenadora.

A tecnologia e o conhecimento científico possibilitam o surgimento de novas técnicas que impulsionam a profissão e oferecem perspectivas positivas para o futuro. “ A fisioterapia vem ganhando espaço e importância ao longo dos anos, por meio de novas técnicas, especializações, inserção da tecnologia e recursos inovadores impulsionam a profissão, fazendo com que mais indivíduos busquem a formação em fisioterapia. Anteriormente, timidamente a população descrevia a profissão, atualmente a comunidade já reconhece a importância desse profissional”, conta a professora.

Outra graduação da área da saúde que atua, muitas vezes, em parceria com a fisioterapia é a terapia ocupacional, voltada para o desenvolvimento das atividades da vida diária com o objetivo de reabilitação e é ofertada pelo Uniesamaz.

O professor doutor Edilson Coelho Sampaio, terapeuta ocupacional e docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA, apresenta de forma breve a grade curricular do curso norteada por componentes da área da saúde, da educação e do campo social.

image O professor doutor Edilson Coelho Sampaio ressalta a importância do terapeuta ocupacional em uma equipe multidisciplinar (Divulgação)

No curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário da Amazônia, o estudante tem o ensino focado na aprendizagem teórico-prático desde o primeiro semestre e as disciplinas são desenvolvidas com atividades práticas e a partir do terceiro semestre é introduzido na vivência da profissão.

A graduação oferece uma vasta área de atuação. “O profissional terapeuta ocupacional é habilitado para atuar no campo da  saúde, da educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas que, por razões ligadas à problemática específica: físicas, sensoriais, mentais, psicológicos e/ou sociais, apresentam, temporariamente ou definitivamente, dificuldade na inserção e participação na vida ocupacional”, aponta Edilson.

O terapeuta ocupacional é capacitado para assistir pessoas com diferentes idades garantindo a integral assistência em todos os níveis podendo trabalhar em hospitais gerais e especializados, centros e clínicas de reabilitação, clínicas particulares, unidades de saúde, escolas de ensino regular e especializadas, creches, programas de inclusão, atividades de pesquisas e vários outros setores.

O professor Edilson ressalta que o curso está ganhando destaque no mercado e na sociedade e lembra a importância do profissional em uma equipe multidisciplinar. “O terapeuta ocupacional é fundamental dentro da equipe multiprofissional e tem alcançado várias frentes de atuação, da assistência à gestão. Precisamos de profissionais cada vez mais qualificados para atender as necessidades ocupacionais da população”, conclui.

As graduações em Fisioterapia e Terapia Ocupacional são ofertadas pelo Centro Universitário da Amazônia com uma estrutura completa de laboratórios e salas equipadas para a abordagem teórica e prática de ensino, além de oferecer a vivência profissional ao discente a partir do 3º semestre. Acesse o site da instituição e conheça mais sobre os cursos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Faculdade Esamaz
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!