Estudo revela que 33% dos profissionais já sofreram discriminação em processos seletivos
Panorama de Empregabilidade 2025, realizado pela Sólides em parceria com a Offerwise, também aponta tendências para o futuro do trabalho

Um estudo realizado pela Sólides, empresa de tecnologia líder no Brasil em gestão de pessoas para pequenas e médias empresas (PMEs), revelou que 1 em cada 3 entrevistados (33%) afirma ter sido tratado de forma desigual ou discriminatória durante processos seletivos. O problema é ainda maior entre as mulheres, com 42% relatando essa experiência, enquanto entre os homens o índice é de 23%.
O Panorama de Empregabilidade 2025, realizado em parceria com a Offerwise, mostrou que os principais fatores apontados por estes profissionais foram etarismo (44%), classismo (27%) e padrões estéticos (26%).
Além disso, o estudo identificou os principais motivos que levam candidatos a desistirem de vagas ou seleções. Além da percepção de discriminação, fatores como falta de transparência salarial (26%), processos longos ou confusos (25%) e a ausência de feedback dos recrutadores (20%) são grandes influenciadores.
“O dado sobre discriminação nos processos seletivos evidencia um desafio crítico para o mercado de trabalho. O envelhecimento da população brasileira é uma realidade que só vai se intensificar nos próximos anos. As empresas precisam reavaliar suas estratégias de recrutamento, garantindo seleções mais equitativas e transparentes”, avalia Távira Magalhães, diretora de RH (CHRO) da Sólides. O estudo completo pode ser acessado aqui.
Tecnologia na busca por emprego e nos processos seletivos
A transformação digital também está impactando a forma como os profissionais buscam oportunidades no mercado de trabalho. O estudo aponta que 63% utilizam sites e plataformas especializadas em vagas de emprego, enquanto 50% recorrem às redes sociais, como WhatsApp, Facebook e Instagram. O networking e as indicações são a escolha de 42% dos entrevistados, e 38% preferem agências de recrutamento para encontrar novas oportunidades.
Sobre a Sólides
A Sólides é uma empresa de tecnologia, líder no Brasil na gestão de pessoas de pequenas e médias empresas. A companhia oferece soluções inovadoras e metodologias exclusivas que ajudam na atração, desenvolvimento e retenção de talentos — reduzindo a taxa de rotatividade e aumentando as vantagens competitivas dos negócios.
Em 2022, recebeu o maior aporte já feito em uma HR Tech na América Latina, R$ 530 milhões — liderado pelo fundo Warburg Pincus - e, no mesmo ano, expandiu seu negócio com a compra do Tangerino, solução completa para automação de processos de Departamento Pessoal. Em abril de 2024, adquiriu a Folha de Pagamento Digital, se consolidando como a one stop shop das PMEs e, em setembro do mesmo ano, comprou o RHGestor para fortalecer as médias empresas do país.
Atualmente, contabiliza mais de 35 mil clientes, totalizando mais de oito milhões de vidas impactadas pela plataforma e desponta na liderança do grupo de empresas de alto crescimento no Brasil.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA