Estudantes do Uniesamaz realizam projetos de saúde bucal em comunidades
Ações do programa percorrem localidades de Belém e região metropolitana
O curso de odontologia do Centro Universitário da Amazônia (Uniesamaz) realiza projetos de extensão para as comunidades de Belém e região metropolitana com ações de saúde bucal. A professora Jessica Lira, coordenadora do curso de odontologia, explica mais sobre o programa e as atividades em andamento.
A professora Jessica detalha que os projetos realizam ações odontológicas para a promoção e acesso da saúde bucal às comunidades por meio de palestras educativas, cuidados com a higiene oral e alimentação cariogênica, instruções, orientações e diagnósticos de possíveis doenças bucais.
As iniciativas são voltadas para todos os tipos de público-alvo que necessitam de atenção, cuidados e melhorias na qualidade da vida bucal. Entre as atividades desenvolvidas estão palestras para pais, responsáveis e crianças e instruções para a prevenção de cárie, traumatismos dentários e doenças periodontais.
Para a coordenadora o uso de atividade lúdico-educativa é fundamental para orientar e conscientizar sobre a importância da manutenção da saúde bucal. O grupo realiza brincadeiras, jogos, gincanas, historinhas. Além de apresentação teatral com A Turma do Sorriso, formada por acadêmicos do curso de odontologia e a distribuição de kits de higienização bucal em todas as ações.
Atualmente os alunos do Uniesamaz integrantes do programa e o professor responsável desenvolvem as atividades de extensão em colégios da rede pública de ensino, comunidades ribeirinhas em parceria com o projeto Adote um Sorriso, comunidades locais geralmente em parceria com igrejas dos bairros de Belém e região metropolitana. Ainda atende os indígenas venezuelanos Warao em conjunto com a organização Cáritas Belém, entidade membro do Regional Norte II da Cáritas Brasileira.
A oportunidade de praticar a teoria estudada em sala de aula e o exercício do olhar para o outro são alguns dos reflexos do programa de extensão do curso de odontologia. A professora conta que os projetos de extensão já fazem parte da vida dos acadêmicos do curso do Uniesamaz e que a perspectiva é crescer cada vez mais.
“Esses projetos têm se intensificado cada vez mais, com novas ideias e deixando os acadêmicos se envolverem cada vez mais, despertando o interesse em oportunizar o trabalho voluntário nas comunidades e aproximar as relações da UNIESAMAZ com instituições de ensino localizadas próximas ao distrito geo-educacional”, pontua Jessica.
A próxima atividade será realizada ainda neste mês de junho, no dia 14 em Itaiteua, em Outeiro, com os Indígenas Venezuelanos Warao, no projeto de extensão “Promoção de saúde bucal à crianças, jovens e adultos venezuelanos em situação de vulnerabilidade em Outeiro-PA: Programa de Extensão Odontologia Uniesamaz”.