Autoprodução de energia é alternativa de redução de custos para empresas
Solução segura oferece vantagem financeira e ainda diminui impactos ambientais
Em um cenário de incerteza e pressão nos preços, a autoprodução por fontes renováveis traz uma solução segura, competitiva e sustentável para as empresas que já estão ou pretendem migrar para o Mercado Livre de Energia, reduzindo os custos com o consumo e contribuindo para a preservação do planeta. A alternativa se configura em tendência com a expansão da matriz elétrica nacional.
Miriam Diniz, especialista em energia e gerente comercial da Elétron Energy, acredita que momentos como o da crise hídrica estimulam os consumidores em pensarem em formas mais autônomas. “Por estar isenta do pagamento de alguns encargos setoriais, como Cota de Desenvolvimento Energético (CDE) e Programa de Incentivo a Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA), sobre a parcela de energia autoproduzida, a tendência é que as empresas procurem cada vez mais por fontes de geração de energia elétrica com baixo custo”, pontua Miriam.
Além destes benefícios, a autoprodução traz maior previsibilidade e controle nos gastos com energia, garantindo sustentabilidade pelo uso de fontes renováveis e a redução das emissões de gases poluentes. “É uma grande vantagem, para as empresas, o investimento em autoprodução. O negócio contribui para o cumprimento da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. É uma alternativa que vai de encontro com o movimento ESG (Environmental, Social and Governance) que vem obtendo cada vez mais destaque no universo corporativo", destaca a especialista.
Para clientes que optam pela autoprodução, é importante observar a origem da energia utilizada. “Empresas interessadas em comprovar a rastreabilidade da energia renovável, podem obter, para a energia autoproduzida, os Certificados de Energia Renovável (RECs) na mesma quantidade da energia consumida, comprovando, assim, a sua origem", explica Miriam.
O mercado tem desenvolvido modelos de negócio voltados aos consumidores interessados em se tornarem autoprodutores, mas que não estão dispostos a investir capital próprio no empreendimento de geração da energia. Os PPAs (Power Purchase Agreement) são acordos ou contratos de compra e venda de energia do longo prazo realizado entre um desenvolvedor de energia renovável e um consumidor que podem, inclusive, contemplar a transferência do ativo ao autoprodutor após o período contratual, em média 10 a 20 anos.
Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela Elétron Energy, clique aqui.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA