Como a escola pode ajudar o aluno no processo de escolha da profissão
A dúvida na hora de escolher uma carreira é muito comum entre os jovens
Escolher qual profissão seguir significa decidir algo de grande relevância para o futuro. E a competitividade do vestibular, o mercado de trabalho, a maturidade emocional e o grande leque de profissões atuais são fatores que contribuem para as dúvidas na escolha da carreira.
De acordo com a orientadora educacional, Lais Moreira, que atua no Sistema de Ensino RB, durante esse momento de indecisão entre os jovens, o papel da escola é promover ações que possibilitem o diálogo, a autopercepção e a melhoria das relações sociais.
“Isso também é de nosso interesse, já que durante a fase da adolescência, a saúde mental precisa estar equilibrada e isso auxilia tanto nos estudos e nas relações quanto na intenção para a futura profissão”, explica Lais.
VEJA MAIS
O papel da família
Ainda segundo a orientadora educacional, os pais ou responsáveis devem agir com sabedoria com os jovens que têm esse tipo de dúvida em relação à futura profissão e o primeiro passo é saber ouvir o estudante.
“Trocar experiências e buscar conhecer junto aos seus filhos a realidade das profissões, além de permitir um momento de descoberta para ambos, também pode ajudar a tornar a escolha da profissão mais lúcida e consciente”, revela Lais Moreira.
Em Belém, o Sistema de Ensino RB realiza anualmente a Feira de Profissões, que leva à escola vários profissionais de diferentes áreas de atuação para uma roda de conversa e palestras, proporcionando a descoberta ou até mesmo a confirmação da escolha profissional dos estudantes.
“É realizada também a visitação em várias faculdades e universidades de Belém, assim nossos alunos têm a oportunidade de assistir aulas de vários cursos de graduação, além de interagir com discentes e docentes dos cursos de seu interesse”, finaliza a orientadora educacional.
Clique aqui e saiba mais sobre a metodologia do Sistema de Ensino RB.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA