90 anos de história: Colégio Santa Rosa une tradição e inovação para educar gerações
Ensino com formação integral e humana é baseado em valores e modernização
No dia 15 de janeiro, o Colégio Santa Rosa celebrou seus 90 anos de fundação. Uma história sólida, formando gerações de alunos, a partir de uma base focada em valores como amor, respeito e solidariedade, aliados ao conhecimento inovador.
O aniversário é o triunfo de nove meses de ações comemorativas, em contagem regressiva ao Jubileu, iniciada em maio de 2021,uma representação da gestação humana.
“O Colégio Santa Rosa, realmente, tem um grande diferencial: cresce e se moderniza sem perder os seus valores e tradições, baseados na doação materna e no espírito de família. Além disso, procura assumir como proposta filosófica e pedagógica uma educação integral e humana, que forma pessoas solidárias, positivas, comprometidas com os princípios éticos e cristãos de respeito, solidariedade e tolerância”, destaca a diretora pedagógica Renata Lima.
Criado em 1932, por meio de um sonho da Superiora Celeste Fracassini, sua fundadora, e desenvolvido pela Congregação das Filhas de Sant’Ana, o colégio contribui com a trajetória de estudantes que chegam para escrever suas primeiras letras e saem como cidadãos prontos para ingressar no ensino superior e levando valores e princípios de vida.
Os registros fotográficos antigos indicam a existência de um pequeno lago com carpas e jabutis, além da participação de estudantes em desfiles cívicos e nas celebrações do Círio de Nazaré.
As dependências da instituição são marcadas por sinais da história desses 90 anos, em que é possível imaginar os primeiros alunos, circulando pelos corredores, em outras épocas, com o mesmo propósito humano e cristão dos estudantes do tempo atual.
A formação humana desta instituição educacional tem como filosofia anunciar e testemunhar a Palavra, fundamentada no carisma e na espiritualidade de Madre Rosa Gattorno, fundadora da Congregação.
“O projeto educativo do Colégio Santa Rosa visa à formação de pessoas que possam testemunhar os valores humanos e cristãos, com uma educação de excelência que equilibra, de forma ética, resultados acadêmicos e consciência crítica, mas que, acima de tudo, prioriza o ser humano. Essa preocupação é refletida na ação educativa do fazer pedagógico, vivenciado pela direção, professores e colaboradores”, detalha Irmã Leide Macêdo, diretora administrativa e superiora da comunidade religiosa.
A importância do colégio ultrapassa os seus limites estruturais, alcançando a comunidade e sendo referência para a sociedade paraense. No aspecto assistencial, os projetos solidários das Filhas de Sant’Ana incentivam arrecadação de alimentos e donativos para instituições de caridade.
Para marcar o momento, o Colégio Santa Rosa organizou uma Celebração Eucarística e a Noite Cultural ‘Para Sempre Santa Rosa’.
“Os dois momentos foram organizados com zelo, dedicação e carinho em todos os detalhes, como forma de expressar a gratidão das Filhas de Sant’Ana a Deus, pelo que viveu esta Instituição de Ensino, ao longo destes 90 anos, assim como a todos aqueles que deixaram marcas positivas de abnegação, amor, compromisso e afeto para com o nosso tão amado Colégio Santa Rosa”, explica Irmã Ana Alice Alves de Sena, coordenadora do Serviço de Orientação Religiosa.
Novos espaços e equipamentos estimulam habilidades e reforçam a segurança dos alunos
As portas altas não são mais as mesmas do início do século XX, ainda que abracem a quem chega precisando de acolhimento. Os muros majestosos também deixaram de existir, dando lugar a um ambiente mais moderno e alinhado com as necessidades arquitetônicas atuais.
Hoje, biblioteca, brinquedoteca, ginásios poliesportivos, piscinas, capela, auditório e praças de alimentação são alguns dos amplos espaços que compõem a área construída nas instalações do Santa Rosa, que sempre priorizou o acompanhamento das inovações.
Na década de 1980, por exemplo, em que videocassetes estavam no auge, a unidade era dotada de laboratórios para exibição de documentários em fita cassete, como atividade extracurricular em apoio às desenvolvidas em sala de aula.
Posteriormente, com a chegada da fibra óptica nos anos 2000, a transformação digital tornou-se inevitável. Além de salas de aula munidas de computadores, o Colégio Santa Rosa conta com espaços específicos para o uso da tecnologia, como laboratórios de informática, e sistemas de segurança nas catracas e aplicativos para controle de entrada e saída de alunos, com monitoramento, em tempo real, pelos responsáveis.
Experiências e Feiras de Ciências também sempre fizeram parte das atividades do colégio, aproximando os conhecimentos teóricos da prática, para a compreensão dos fenômenos químicos, físicos e biológicos. O atual laboratório é equipado com materiais de ponta, concentrados em um único espaço.
Um estúdio de gravações foi montado para acompanhar as novas formas de aprendizado, como a produção audiovisual. Em novembro, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, conduziram o projeto PodClass, com o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas em sala de aula para a comunidade escolar.
“O projeto é utilizado para dar voz a assuntos pertinentes. A agenda escolar dos alunos, como atividades, avaliações, projeto escolares e comunicados importantes são parte dos assuntos tratados em cada episódio. Além disso, temos entrevistas sobre temas interessantes como saúde mental, redes sociais, inteligência emocional, desenvolvimento sustentável e datas comemorativas importantes - como os 90 anos do Santa Rosa ”, explica a professora Danúzia da Cruz.
Assim, o Colégio Santa Rosa fornece estrutura e recursos para estimular a habilidade do protagonismo nos alunos, imprescindível para que possam alçar voos cada vez mais altos. Atitude e iniciativa são incentivadas de modo a desenvolver a coragem em momentos de escolha e ao assumir responsabilidades.
O Santa Rosa investe constantemente em tecnologia e segurança, por meio de equipamentos de ponta e sistemas modernos
Proposta educacional busca o equilíbrio para formar cidadãos íntegros e competentes
Manter a tradição que deu origem à sua concepção frente à necessidade de estar atualizado, conforme as transformações do cenário educacional, motiva o Colégio Santa Rosa a primar por uma formação integral.
Na instituição, os projetos e ações são desenvolvidos de forma a acompanhar as evoluções tecnológicas, sem perder de vista a base original, proporcionando aos educandos uma educação integral.
Para estar sempre próximo dos jovens, ao longo das décadas, por exemplo, o colégio mudou, inclusive, o uniforme dos alunos, marcado, sempre, pelo tradicional bege e vinho, mas que, atualmente, privilegia o jeans como um tecido resistente e de alta durabilidade, com um toque de modernidade.
O ponto alto do ensino no Santa Rosa, entretanto, está na compreensão sobre ir além de uma proposta meramente conteudista. “As habilidades técnicas (hard skills) foram, durante muito tempo, consideradas as mais relevantes, no entanto a sociedade mudou, transformou-se, direcionando seu foco para as habilidades comportamentais (soft skills), ou seja, para a maneira como o ser humano interage com o outro e como se comporta diante de situações psicológicas, muitas vezes, relacionadas à sua personalidade e emoções”, destaca Renata Lima, diretora pedagógica.
Ainda, segundo a gestora, alinhar valores e técnicas torna-se urgente em uma sociedade, cada vez mais, agressiva e desumana, que pode impactar não apenas na atualidade, mas também nas gerações futuras.
Para tanto, a formação integral visa ao respeito aos ideais de cidadania, atrelado ao desenvolvimento de habilidades para lidar com situações de conflito, inclusive pessoal.
A metodologia desdobra-se no dia a dia com a execução de projetos educacionais, por faixa etária, como oficinas, palestras, encontros, aulões interdisciplinares, lives, aulas práticas no laboratório, biblioteca, brinquedoteca, atividades esportivas, orientação religiosa, catequese, jornadas de espiritualidade e acompanhamento psicológico, além de aulas on-line por meio da plataforma Google for Education.
Resultados
Em nove décadas, o Santa Rosa coleciona excelentes resultados nos vestibulares, públicos e particulares, inclusive com primeiros lugares no Pará e outros estados. Além de aprovações em faculdades da Europa e Estados Unidos.
A instituição acumula, ainda, medalhas em diversas olimpíadas científicas a nível nacional e internacional. O primeiro lugar no Concurso de Redação sobre o Círio já foi, também, do Colégio Santa Rosa, que é referência de gestão esportiva estudantil em Jogos Nacionais, como os Jogos Escolares da Juventude. “E o mais importante: milhares de profissionais no mercado de trabalho, bem-sucedidos, como cidadãos éticos, cristãos e solidários, cujos princípios norteadores de sua formação foram alicerçados no carisma das Irmãs Filhas de Sant’Ana”, destaca a Diretora Administrativa Leide Macedo.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA