MENU

BUSCA

Entenda a importância da escola no desenvolvimento das habilidades sociais

Empatia e espiritualidade são valores que devem ser transferidos aos estudantes

A importância do ambiente escolar na vida do estudante vai além do desenvolvimento de conhecimentos. Dimensão espiritual, valorização da diversidade e solidariedade são alguns valores que devem ser potencializados na escola, com a finalidade de preparar  as crianças e os jovens para a vida em sociedade.

A professora Micheline Cardoso Santos atua há oito anos no Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, ministrando aulas de produção de texto para os alunos do 8º ano do ensino fundamental. A docente revela que a instituição prioriza a construção de um saber alicerçado no que é ético.

“Exatamente por trabalhar a evangelização e os valores, proporcionar o diálogo, além de oportunizar o crescimento pessoal e espiritual de nossos educandos como verdadeiros cidadãos”, explica.

A proposta pedagógica do Marista envolve atividades planejadas que visam a interdisciplinaridade, onde os componentes curriculares dialogam constantemente, fazendo com que os professores tenham o hábito de optar por projetos. Desta maneira, os estudantes são estimulados a desenvolver uma postura ética-cristã, voltada para a análise consciente das questões dos diversos segmentos da sociedade.

“Dessa forma, os nossos estudantes fortalecem e ampliam valores, refletem sobre problemas sociais e fazem intervenções. Há inúmeras práticas desenvolvidas pela pastoral do Marista e pelos docentes, inclusive, elas já estão inseridas no calendário anual da escola”, acrescenta Micheline.

VEJA MAIS

“De acordo com o relato de professores, estudantes e famílias, neste período pandêmico, onde tivemos que recorrer à modalidade de aulas remotas, sentimos muita falta das relações humanas. A relação ficou muito fria, reduzida aos monólogos, que não representam ou explicitam o processo ensino/aprendizagem”, comenta.

José Barbosa ressalta que a instituição desenvolve diversas habilidades sociais, são elas: cuidado, empatia, colaboração e diálogo. “A missão da escola destaca a função social e a missão educativo-evangelizadora. Assim, a educação, a evangelização e a defesa de direitos auxiliam as intencionalidades da proposta pedagógica do Marista”, acrescenta.

A administradora Sandra Nazaré Santos tem uma filha que estuda no 3º ano do ensino médio do Marista. Ela afirma que não há como substituir o ensino presencial pelo remoto, devido à interação entre alunos e professores. 

“As aulas presenciais são de extrema importância para toda a comunidade escolar, pois estão relacionadas com a partilha de conhecimento e também de habilidades, o que, a meu ver, o ensino remoto não permite. As aulas presenciais estão diretamente relacionada às emoções e ao calor humano”, destaca Sandra Nazaré.

Clique aqui e saiba mais sobre a proposta pedagógica do Colégio Marista.

Colégio Marista