Saúde mental: saiba a importância da escola falar sobre o tema

A escola tem papel fundamental no cuidado e prevenção em saúde mental

Paloma Lobato
fonte

Ansiedade, depressão e outros transtornos da mente vêm se tornando assuntos cada vez mais discutidos na sociedade. O aumento na incidência dessas doenças tem chamado a atenção e levanta um alerta para a importância de debater sobre o saúde mental em todos os âmbitos, incluindo na educação. 

A comunidade escolar tem atuado, cada vez mais, na conscientização da sociedade. É fundamental que as escolas fomentem o autoconhecimento e estimulem as habilidades dos estudantes contribuindo assim para a qualidade de vida e rendimento dos mesmos.

O primeiro passo para entender o papel da escola na educação e prevenção em saúde mental é ressaltar a responsabilidade das escolas, no papel de zelar pela saúde mental dos estudantes. 

Como a escola pode ajudar

A vida acadêmica é cheia de desafios diários. A escola tem o papel de reconhecer os pequenos sinais diários que podem estar causando o desequilíbrio emocional dos estudantes. Pensando nisso, é fundamental que a instituição antecipe e busque adotar práticas e ações estratégicas para contornar o problema. 

Uma forma de atuar nesse tema é realizar atividades preventivas, que auxiliem os alunos e professores da instituição de ensino. Um exemplo disso é o trabalho que vem sendo realizado pelo Colégio Gentil Bittencourt, onde a instituição oferece atendimentos específicos para os alunos. 

"Os estudantes são acompanhados com ações preventivas ao adoecimento psíquico com intervenção pontuais e assíduas de forma coletiva ou individual de acordo com a necessidade do aluno ou turma, bem como temas sobre: bullying, preconceito, suicídio", destaca o psicólogo educacional do Colégio Gentil Bittencourt, Wallace Rodrigo.

As atividades realizadas no Colégio Gentil Bittencourt têm gerado bons frutos tanto nos alunos, como na equipe docente, que também recebe apoio psicológico na instituição.

"As ações realizadas na instituição possuem impactos positivos como, por exemplo: comportamentos menos ansiolíticos e nocivos, maturação das habilidades sociais bem como lidar conflitos e frustração, além disso, solidificação de valores como respeito, empatia e tolerância!", ressalta o psicólogo. 

O Colégio Gentil Bittencourt promove educação de qualidade, exercitando a empatia e utilizando metodologias que viabilizam o tema saúde mental na escola, garantindo o bem estar de toda a comunidade escolar. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Colégio Gentil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!