MENU

BUSCA

Como cuidar da saúde ocular durante o verão?

O uso de óculos de sol é uma das medidas de prevenção

Lorena Saraiva

Durante o verão, as idas ao clube, praias e parques crescem e a saúde dos olhos deve ser um fator de atenção para evitar possíveis problemas.

A alta exposição solar pode facilitar o risco de desenvolvimento de condições oculares como conjuntivite e catarata, por isso a proteção contra os raios solares precisa ser reforçada com o uso de óculos de sol, os mais indicados são os que possuem filtros contra a radiação ultravioleta. Evite utilizar os que não têm proteção, porque podem favorecer e até acelerar o aparecimento de doenças.

O uso de chapéus e bonés ajuda a proteger contra o sol, além de evitar que o vento, areia e outras sujeiras do ar entrem em contato direto com os olhos.

Na hora do banho de piscina, mar ou rio, evite abrir os olhos dentro da água sem o uso de óculos adequados, pois isso facilita a irritação e o contágio de doenças infecciosas.

O uso de protetor solar facial também é um ponto de atenção. Ao aplicar evite a região das pálpebras e na hora da higienização prefira utilizar sabonetes neutros. Para quem usa lentes de contato, os cuidados são mais delicados com a recomendação de substituir o uso pelos óculos de grau nos passeios de praia e piscina.

A alimentação saudável ajuda a manter a saúde dos olhos. Consuma alimentos ricos em Ômega 3, fonte de ácido graxo que auxilia na lubrificação ocular. A linhaça dourada é um dos alimentos recomendados.

As medidas devem ser redobradas com as crianças, como a aplicação do protetor solar evitando a área dos olhos, o retoque de 1h em 1h e o uso de óculos próprios de natação durante os banhos de piscina ou praia. Ao primeiro sinal de olhos vermelhos ou ciscos, fique atento.  Já em sinais de irritação, procure ajuda médica.

A indicação é que os cuidados com a visão façam parte da rotina de saúde. Higienização, proteção e consultas regulares ao oftalmologista estão entre as ações de prevenção e cuidado.  O Centro de Olhos do Pará (CEOP) tem uma equipe de oftalmologistas disponível com consultas, exames, cirurgias e adaptação de lentes de contato.

 

CEOP