Cirurgia bariátrica: quem pode fazer, tipos e riscos
Procedimento cirúrgico é realizado no estômago e visa a redução de peso
A cirurgia bariátrica é uma intervenção cirúrgica realizada com a finalidade de reduzir peso. Entre os benefícios desse procedimento está a contenção de doenças como diabetes e hipertensão.
De acordo com o cirurgião Alexandre Augusto Nogueira, que atua há mais de dez anos no Hospital Beneficente Portuguesa, esse procedimento é realizado no estômago, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo, ou seja, a cirurgia ocorre por meio de um monitor cirúrgico.
“É considerada minimamente invasiva, aplicável em todas as técnicas cirúrgicas. A videolaparoscopia representa uma das maiores evoluções tecnológicas da medicina”, elogia o médico, que também é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).
Confira, a seguir, as vantagens da cirurgia bariátrica realizada com videolaparoscopia:
- Menos dor no pós-operatório;
- Menor índice de infecção;
- Rápido retorno às atividades laborais;
- Menor incidência de hérnias incisionais;
- Esteticamente superior.
A cirurgia bariátrica é indicada conforme análise dos seguintes critérios: Índice de Massa Corpórea (IMC), idade, doenças associadas e tempo de doença.
O médico informa que no Brasil os procedimentos bariátricos são representados por dois tipos, são eles: Bypass Gástrico e Sleeve Gástrico. No Bypass Gástrico, o paciente submetido à cirurgia perde de 70% a 80% do excesso de peso inicial.
“Nesse procedimento misto, é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento. Além disso, um desvio do intestino inicial promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome”, explica Alexandre Augusto.
Já no Sleeve Gástrico, o estômago é transformado em um tubo, com capacidade mais reduzida que o original. Essa intervenção também provoca uma boa perda de peso.
VEJA MAIS
Riscos
Atualmente, os riscos desse tipo de procedimento são tão baixos quanto cirurgias de médio porte, com taxas de mortalidade por volta de 0,2%.
Entretanto, apesar de baixos, os riscos existem e, por essa razão, a cirurgia deve ser feita em hospital com estrutura adequada, por médicos habilitados e com experiência comprovada. Por isso, é importante que os pacientes se informem antes sobre a experiência do profissional escolhido.
Contraindicações
Segundo o cirurgião Alexandre Augusto, existem contraindicações para a cirurgia bariátrica, são elas:
- Limitação intelectual significativa;
- Pacientes sem suporte familiar adequado;
- Quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo uso continuo de álcool ou drogas ilícitas;
O Complexo Hospitalar da Beneficente Portuguesa conta com cirurgiões altamente capacitados para realizar esse tipo de cirurgia. Para saber mais, clique aqui.
Serviço:
Complexo Hospitalar da Beneficente Portuguesa
Urgência e Emergência
Contatos: (91) 3215-4325 / (91) 3215-4414
Unidade Hospital São João de Deus
Endereço: Rua Boaventura da Silva, 895
Unidade Hospital D. Luiz I
Endereço: Av. Generalíssimo Deodoro, 868
Contato: (91) 3215-4444
Redes Sociais: @beneficenteportuguesaoficial
Site: beneficenteportuguesa.com.br
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA