Aneurisma cerebral: o que é, sintomas, causas e tratamento
Problema cerebral tem cura e, na maioria dos casos, não apresenta sintomas
Aneurismas cerebrais são dilatações das paredes das artérias cerebrais. Essas ampliações podem ocorrer de forma genética, surgindo após o nascimento ou por tabagismo e hipertensão arterial.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o aneurisma é um problema de saúde que afeta cerca de 2% da população mundial, estando entre os tipos de doenças que mais provocam óbitos no mundo.
De acordo com o neurocirurgião Daniel Serfaty Fonseca, os principais tipos de aneurisma são os saculares e os fusiformes. “Eles podem ser pequenos (menores que 10 milímetros), grandes (entre 10 e 25 milímetros) e gigantes (maiores que 25 milímetros)”, explica o médico que atua no Hospital Beneficente Portuguesa.
O neurocirurgião ressalta que, na maioria dos casos, a doença não apresenta sintomas, mas em algumas situações, o aneurisma pode provocar problemas visuais, dor de cabeça muito forte e hemorragia cerebral, que pode causar morte súbita.
VEJA MAIS
Diagnóstico
Entre os principais exames que identificam um aneurisma estão a arteriografia, angiotomografia e angiorresssonância cerebrais. Após a descoberta da doença, recomenda-se a clipagem do aneurisma por meio de microcirurgia aberta ou tratamento endovascular.
O Hospital Beneficente Portuguesa possui uma equipe especializada em problemas cerebrais e realiza campanhas de prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e sangramentos cerebrais. Para mais informações, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA