Belém segue com crescimento avançado em torno da Augusto Montenegro
Expansão de infraestrutura torna a região uma área de múltiplas vivências
Cerne da chamada Nova Belém, a avenida Augusto Montenegro, que recorta nove bairros da capital paraense, segue em expansão. Com a retomada da economia pós-auge da pandemia, novos estabelecimentos comerciais se instalaram na via que interliga o Entroncamento aos Distritos de Icoaraci e Outeiro, mudando a paisagem do lugar a cada semana.
A dinâmica da Augusto Montenegro tem relevância histórica para a economia e para a sociedade. No início do século XX, ela se chamava Ramal de Pinheiro, um braço da Estrada de Ferro Belém-Bragança. Com a desativação da ferrovia, no final dos anos 1950, tornou-se rodovia e, m,ais recentemente, recebeu a nomenclatura de avenida.
VEJA MAIS
Nos últimos 15 anos, a avenida tem sido lugar de uma efervescência econômica e social. Além de receber obras de infraestrutura, a via foi tomada por empreendimentos imobiliários. Espaços como o Estádio Mangueirão e o Centro de Ciências Planetário do Pará receberam a companhia da Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, além de grandes grupos escolares, redes de atacado e varejo e instituições públicas.
Além deles, o Parque Shopping e o Parque Office, por exemplo, estão entre os ambientes mais estratégicos da região e foram entregues pelo Grupo Status, pensando na facilidade de clientes como Marilene Pantoja, psicóloga, que é uma das três irmãs sócias da Clínica Hope, que funciona no Parque Office.
“É uma região mais próspera, tem as facilidades de ser dentro do shopping, com segurança e estacionamento. Antes, trabalhávamos na Sacramenta, mas percebemos que o novo local alcança o público do shopping e a procura é muito boa. Além disso, a acessibilidade é melhor, o trânsito não é tão intenso quanto no centro de Belém, com as obras de infraestrutura por conta do BRT. Investir na nova Belém é maravilhoso, inclusive os imóveis estão mais valorizados, estão abrindo mais espaços e condomínios”, analisa a empresária.
O empresário Alberto Xavier vive, desde que nasceu, há 34 anos, em Icoaraci, onde administra o tradicional restaurante Delícias da Vila. A história dele com a rodovia vai além do deslocamento do distrito para o centro e, há três anos, tornou-se ainda mais estreito, depois que ele adquiriu lotes do bairro planejado Bougainville Belém. “A minha infância foi naquele terreno da frente, moramos ali. Foi meu avô que vendeu. Comprei por uma questão de investimento, acreditando. É notório que tem muitas empresas que vieram, como os atacarejos, lojas de material de construção, academias, e muitas escolas perto do (bairro do) Satélite”, comenta Alberto.
Rafaella Chaves, gerente de vendas do Grupo Status, comenta a participação da empresa nas transformações da Augusto Montenegro. “Acompanhamos e colaboramos com o desenvolvimento da região. Pensamos em um complexo multiuso, onde o Parque Shopping, Parque Office e o Chácaras Montenegro, que são integrados, possibilitam ao cliente morar e ter facilidade em serviços e produtos. As pessoas não precisam sair da sua região para resolver suas vidas”, comenta a gestora.
A infraestrutura do Bougainville Belém é composta por rede de água e esgoto, mais de 22km de drenagem pluvial, avenidas e ruas com pavimentação asfáltica bem como uma completa rede de iluminação com luminárias de led, seguindo os requisitos de sustentabilidade do projeto, que já está com mais de 80% dos lotes vendidos.
Para saber mais sobre os empreendimentos do Grupo Status, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA