Artes Cênicas terá palco próprio no Sesc no Pará
Proposta tem o objetivo de proporcionar experiências artísticas promovendo a inclusão, o diálogo intercultural e o desenvolvimento do público e de artistas
Tendo como proposta protagonizar as linguagens artísticas de teatro, dança e circo, o Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará inaugurará, em breve, a Casa de Artes Cênicas do Sesc.
Localizado na Boulevard Castilhos França, o espaço fará parte da tríade de cultura do Sesc no Pará, juntamente com o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso e o Sesc Casa da Música e terá como base os princípios de acesso, diversidade, formação, sustentabilidade de valorização da cultura. A proposta tem o objetivo de proporcionar experiências artísticas promovendo a inclusão, o diálogo intercultural e o desenvolvimento do público e de artistas.
A Casa de Artes Cênicas do Sesc realizará apresentações, ações formativas como cursos, oficinas, debates, mediações, incentivo à produção, intercâmbios, residências artísticas, leituras dramatizadas, demonstrações de processos/ensaios abertos, realizar práticas de montagem através de cursos e oficinas, festivais e mostras, núcleo de pesquisas e técnicas de atuação, danças regionais, manobras circenses entre outras atividades, pensando sempre no território que habitamos no estado do Pará e em sua diversidade cultural, social e econômica, colocando em destaque nossa vivência entre florestas, rios, cultura e as teatralidades dos povos tradicionais e originários dentro das programações previstas.
A unidade será o espaço para realizar apresentações cênicas, credenciar artistas, abrir o espaço para ensaios e atividades que acolham a comunidade e os fazedores de cultura, integrando a artes cênicas com outras linguagens como a literatura, o audiovisual, a música, baseada no escopo da territorialidade amazônida e paraense, fortalecendo a cena local, assim como difundindo as artes da cena e objetivando o intercâmbio entre diferentes regiões de todo Brasil.
Para completar, na recepção da casa, haverá uma cafeteria para apreciação do público com um menu de cafés, salgados e doces variados.
O prédio que vai abrigar a Casa de Artes Cênicas é um imóvel tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, restaurado pelo Sesc, que ainda permanece com as características do prédio original.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA