Anuário da Saúde do Pará: profissionais reconhecem publicação como referência para a área
Lançamento da publicação premium será realizado na quinta-feira (14), às 19h, no Restô do Porto
O Grupo Liberal lançará nesta quinta-feira (14), às 19h, no Restô do Porto, a 1ª edição do Anuário da Saúde do Pará 2023, que vai pontuar os profissionais e instituições de saúde que se destacam na área, além de abordar temas de grande relevância para o setor, como os desafios da saúde na Amazônia e a importância de investir em tecnologia na área da saúde. A publicação premium tem o patrocínio do Centro Universitário Fibra, Sistema Hapvida, Oncológica do Brasil, Uniodonto e Prefeitura de Belém.
De acordo com Tamilis Feitosa Leal, enfermeira sanitarista e coordenadora de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o Anuário traz elementos importantes para o debate da saúde no estado do Pará e democratizar esses debates é fundamental para convidar a sociedade a entender os serviços prestados à população e desafios que os usuários, gestores e trabalhadores enfrentam.
“Isso reforça a luta para uma saúde que atenda às necessidades da nossa população. Também é um espaço importante para apontar as inovações tecnológicas e experiências exitosas que devem inspirar os trabalhadores do estado” - Tamilis Feitosa Leal, coordenadora de atenção básica da Sesma.
VEJA MAIS
Relevância
Jackson Freire, diretor administrativo do Hospital Adventista de Belém, reforça que os anuários de saúde muitas vezes compilam dados e estatísticas relevantes sobre o sistema de saúde, oferecendo transparência e informações valiosas para a sociedade. Isso permite que os cidadãos compreendam melhor o estado da saúde na região amazônica.
O gestor destaca ainda que os dados coletados podem servir como base para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de saúde do governo e das organizações privadas, que podem utilizar essas informações para tomar decisões mais embasadas e direcionar recursos de maneira eficiente.
“Já para os profissionais de saúde e pesquisadores, o Anuário pode fornecer dados valiosos para pesquisas e estudos, e isso contribui para o aprimoramento dos serviços de saúde e para o avanço do conhecimento médico. A longo prazo, a análise desses dados pode ajudar a identificar tendências de saúde, surtos de doenças e mudanças demográficas, permitindo uma resposta rápida aos problemas emergentes” - Jackson Freire, diretor administrativo do Hospital Adventista de Belém.
Temas
Os desafios da saúde na Amazônia e a importância de investir em tecnologia na área da saúde são os temas principais do Anuário. A escolha desses assuntos foi cuidadosamente planejada e reflete a complexidade de uma região única e peculiar, onde fatores como as dimensões geográficas e o acesso precário ao serviço básico de saúde influenciam diretamente na prestação do atendimento de qualidade.
De acordo com Patrick Cruz, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA), os temas abordados na publicação são muito atuais, especialmente no cenário atual com os olhares voltados para a Amazônia. Além disso, os problemas de saúde da região amazônica são muito sérios e a utilização de novas tecnologias para solucionar esses problemas, melhorando a vida das pessoas, é fundamental.
“Inclusive, as expectativas para o ano de 2024 estão voltadas para o aumento do uso dessas tecnologias na área da saúde, seja com o desenvolvimento de novos medicamentos, equipamentos e novas tecnologias ou até mesmo para diagnóstico. Também há a inserção de tecnologias como a inteligência artificial como assistente na prática clínica de todos os profissionais da área da saúde, facilitando a vida das pessoas e diminuindo os custos” - Patrick Cruz, presidente do CRF-PA.
Clique aqui e acompanhe todas as novidades do Anuário da Saúde do Pará 2023.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA