MENU

BUSCA

Vale a pena se mudar para Portugal em 2023?

Território português oferece muitas oportunidades para trabalhadores e estudantes

Ana Paula Gama

Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Embaixada Portuguesa, apontam que o número de Brasileiros que moram em Portugal atingiu, em março deste ano, a marca de 211 mil pessoas. Atualmente, a comunidade brasileira representa quase 30% de todos os estrangeiros em situação regular no território português.

De acordo com a advogada Andressa Leão Frigo Pimenta, Portugal é o país mais parecido com o Brasil. Esse é um dos motivos que torna grande a procura por parte dos brasileiros.

Além disso, a boa qualidade de vida e segurança fazem com que Portugal seja um território muito almejado. Porém, é necessário planejamento para migrar para esse país.

“Pois a pessoa precisa avaliar primeiramente se o país que quer viver está dentro da expectativa de vida que quer ter. Não estou dizendo apenas expectativa de vida financeira, mas principalmente estilo de vida, costumes e outras vertentes como cultura, ausência de família e amigos. Após essa análise, é preciso planejar para qual cidade quer se mudar, o que irá fazer e organizar os documentos”, orienta Andressa Frigo, que é especialista em direito de imigração.

VEJA MAIS

Residência em Portugal: saiba tudo sobre o visto de nômade digital
Documento é voltado para as pessoas que trabalham em home office

Custo de vida

A advogada explica que o custo de vida em Portugal depende muito de onde a pessoa irá residir, pois o interior é menos custoso do que as grandes cidades, bem como o estilo de vida que a pessoa quer ter.

“Geralmente, para viver de forma relativamente bem é necessário cerca de 2.000 euros por mês”, acrescenta Andressa Frigo.

Salário

O salário mínimo em Portugal é de 705 euros e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Os contratos podem ser efetivos, isto é, existe uma certa estabilidade no trabalho.

“Algumas empresas concedem aos seus empregados seguro saúde, auxilio creche e outros benefícios e há obrigatoriedade no pagamento de auxilio alimentação a todos os trabalhadores”, esclarece Andressa.

Dicas

Para a especialista em direito de imigração, as pessoas que desejam se mudar para Portugual devem, primeiramente, buscar uma boa consultoria jurídica e imigratória.

“Pois é essencial que a pessoa tenha um planejamento motivacional, documental e financeiro para então verificar tudo que é necessário para concretizar a migração. É no planejamento que a pessoa diminui os riscos do inesperado e tem certeza dessa nova etapa”, finaliza.

Clique aqui e saiba mais sobre as vantagens de morar em Portugal.

Andressa Frigo