Estudar em Portugal em 2023: vistos e dicas importantes
Ir para Portugal e se dedicar aos estudos é uma grande oportunidade para ampliar os horizontes
Estudar em outro país é uma experiência que agrega tanto na vida pessoal quanto profissional e Portugal é um destino muito procurado, principalmente pelos estudantes brasileiros, pois oferece boa qualidade de vida e facilidade na obtenção de visto.
Segundo a advogada Andressa Leão Frigo Pimenta, o visto para estudo em Portugal não abrange somente universitários e pode servir, inclusive, para cursar ensino médio, mestrado, doutorado ou até mesmo um estudo de curta duração.
“Não há proibição para o visto de estudo, mas é importante observar se o curso que pretende cursar está inserido entre os cursos que possuem a necessidade de visto, pois existem cursos totalmente online e assim não teria a necessidade de morar em Portugal”, explica profissional, que também especialista em direito de imigração.
Andressa Leão ressalta que não existe ensino totalmente público em Portugal, ou seja, mesmo que a pessoa ingresse em uma universidade pública, há sempre a cobrança de uma mensalidade.
“O que distingue entre público e privado no quesito valores é o montante. O ensino superior é reconhecido em toda Europa, em razão a um tratado firmado pela União Europeia e, em média, tem duração de quatro anos”, acrescenta.
VEJA MAIS
Visto
Para tirar um visto universitário, o primeiro passo é ficar atento às candidaturas, o que geralmente ocorre entre os meses de março e maio, pois o ano letivo inicia geralmente na segunda quinzena de setembro.
“Muitas universidades possuem vagas para estrangeiros e cada instituição tem uma forma de avaliação. Geralmente, muitas são curriculares e utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para avaliar os candidatos. O pedido de visto tem início após a inscrição para concorrer à vaga e o aceite da instituição”, revela a advogada.
Dicas
Para os jovens que desejam estudar em Portugal, a principal dica é pesquisar pelo curso e qual instituição deseja ingressar. Posteriormente, fazer uma boa prova do Enem, pois assim existem grandes chances de ser admitido.
O país também oferece cursos técnicos, que geralmente têm duração de dois anos e grande resposta quando se trata de empregabilidade. Para saber mais sobre as vantagens de estudar em Portugal, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA