Saúde masculina: a importância de realizar exames de rotina

Série de exames ajuda na prevenção e diagnóstico precoce de doenças crônicas

Lorena Saraiva
fonte

A verificação completa da saúde, a partir da realização de uma série de exames, especialmente para a população masculina é de suma importância para prevenção e diagnóstico precoce de doenças do coração, hepáticas e até mesmo do câncer de próstata, que mais afetam os homens.

O médico e biomédico David Bichara, diretor científico do Amaral Costa Medicina Diagnóstica, lembra que o check-up geral, exames realizados com periodicidade anual, é a forma mais eficaz para a manutenção da saúde masculina. 

image O médico David Bichara, diretor científico do Amaral Costa Medicina Diagnóstica, alerta para a importância do check-up na rotina da população masculina (Divulgação)

“O check-up masculino é a maneira mais inteligente de ajudar os homens a permanecerem saudáveis durante sua vida. Devemos sempre incentivá-los a fazer os testes de triagem, pois os exames podem ajudar a encontrar complicações de saúde e doenças precocemente, quando são mais fáceis de tratar, trazendo vários benefícios, ao que chamamos hoje, de saúde preventiva”.

O médico explica que estudos apontam que os homens, de modo geral, têm mais incidência de condições graves e crônicas de saúde do que as mulheres. Ele ainda alerta que os homens possuem mais resistência em procurar ajuda médica em comparação às mulheres.

Os testes de triagem podem ser realizados em qualquer idade e devem fazer parte da rotina dessa parcela da população. “A saúde masculina possui diferentes necessidades ao longo da vida e a realização dos exames varia conforme a faixa etária”, pontua o Dr. David Bichara.

Os principais exames para avaliação da saúde masculina são:

- Hemograma (identificar anemia, infecções, problemas de coagulação, suspeita de câncer, dentre outros); 

- TSH e T4 livre (problemas na tireoide);

- Glicemia em jejum e hemoglobina glicada (diagnóstico de diabetes);

- Colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos (risco de doenças cardiovasculares);

- ALT/Gama GT (problemas no fígado);

- Creatinina (função renal);

- PSA (detecção precoce de câncer de próstata);

- Testosterona total (avaliação do desejo sexual, potência sexual, outros);

- Urina rotina (informações renais);

- Pesquisa de sangue oculto nas fezes (auxílio para diagnóstico de úlcera, colite ou até mesmo câncer).

O médico chama a atenção para a necessidade de realização de outros exames, que irão depender de fatores como a idade, estilo de vida do homem e meio ambiente. Explica ainda que há uma recomendação para a realizar a triagem a partir dos 20 anos ou com o início da vida sexual, como detalha o Dr. Bichara. 

“O início da vida sexual pode trazer a necessidade de rastrear possíveis infecções sexualmente transmissíveis, acrescentando outros exames que todo homem deveria fazer. Em relação a isso, existe uma recomendação do Conselho Federal de Medicina com o objetivo de ajudar no diagnóstico em tempo oportuno de doenças infectocontagiosas, em que o médico deve orientar seus pacientes a realizarem os exames para hepatites B e C, Sífilis e HIV”, finaliza.

Amaral Costa Medicina Diagnóstica dispõe de uma estrutura completa para exames laboratoriais e de imagem e está presente no Pará e Amapá. Acesse o site e verifique nossa disponibilidade de exames.

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Amaral Costa
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!