Pré-natal: a importância e os cuidados na gestação

O acompanhamento monitora a saúde da mãe e do bebê

Lorena Saraiva
fonte

A gestação é uma fase importante e cheia de desafios para as mulheres e os cuidados devem ser redobrados para manter a saúde da mãe e do bebê.

O pré-natal é um conjunto de medidas realizadas durante a gravidez até o parto, que envolve avaliação clínica por meio de consultas, exames laboratoriais e de imagem realizado por uma equipe multidisciplinar de forma regular e contínua.

A ginecologista Lorena Castro, do Amaral Costa Medicina Diagnóstica, explica sobre a importância e os benefícios do pré-natal. Ela lembra que a assistência deve iniciar ainda durante o planejamento da gravidez ou imediatamente após o diagnóstico.

image A ginecologista Lorena Castro destaca que a assistência previne doenças e garante o bem estar da mãe e do bebê (Divulgação)

Ela ressalta que o pré-natal envolve várias esferas e também possui um caráter educativo, porque explica as transformações que a mulher sofre durante os nove meses e prepara para o parto. “O pré-natal envolve: educação, prevenção, diagnóstico e tratamento precoces de determinadas doenças e complicações maternas ou fetais. Um conjunto de medidas que garante o bem-estar da mãe e do bebê durante toda a fase da gestação, aumentando a chance de culminar em um parto bem sucedido, com o nascimento de um recém-nascido saudável”.

Alguns dos vários benefícios em realizar o acompanhamento de forma contínua são: orientação e educação da gestante sobre as modificações físicas e psicológicas ocorridas nesta fase; promoção dos cuidados de saúde (incluindo os aspectos nutricionais, Indicação de vacinas e suplementação de vitaminas); avaliação dos riscos e prevenção de complicações e tratamento de patologias, que podem interferir na saúde da mãe e do bebê.

O pré-natal pode ser dividido em baixo e alto risco. O primeiro se caracteriza quando não é necessário a aplicação de intervenções maiores, já o de alto risco se enquadra quando a mulher já possui alguma doença antes ou durante a gestação e é preciso de maiores cuidados.

A Dra. Lorena destaca que os exames de laboratório de acompanhamento devem ser avaliados com atenção à cada fase da gestação. “É importante avaliar exames laboratoriais, como: hemograma, tipagem sanguínea, glicemia, urina rotina e pesquisa de doenças infectocontagiosas (HIV, sífilis, hepatites B e C, toxoplasmose e outros)”

Para ela, a realização das ultrassonografias obstétricas e ecocardiograma fetal é fundamental para observar o desenvolvimento do bebê.

A falta de acompanhamento médico pode trazer riscos para a gravidez como pontua a médica.  “O pré-natal realizado de forma irregular aumenta o risco de um desfecho desfavorável tanto para mãe como para o bebê, em qualquer momento da gestação e no parto: destacando-se a prematuridade; recém-nascido com baixo peso ao nascer; infecção neonatal; doenças maternas que podem trazer prejuízos à saúde a longo prazo como hipertensão e diabetes, além de complicações graves que podem levar ao óbito materno ou fetal”.

Amaral Costa Medicina Diagnóstica oferece todos os exames laboratoriais para o acompanhamento do pré-natal, além de disponibilizar serviços como o Domicilab, onde o coletador vai até a residência do cliente para seu conforto e comodidade. As ultrassons obstétricas e ecocardiograma fetal também são realizados no Amaral Costa, num espaço moderno e com profissionais altamente capacitados. Os resultados são rápidos e com o grau de confiança de quem está a mais de 60 anos no ramo de medicina diagnóstica.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Amaral Costa
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!