Covid ou Influenza? Saiba os sintomas e onde fazer os testes

A recomendação é fazer testes de laboratório, como RT-PCR e o de antígeno, para diagnosticar infecções ativas

fonte

A elevação das notificações de casos de covid-19 aliado à disseminação do vírus da influenza H3N2 trouxe à tona a convivência de muitas pessoas com sintomas gripais. Febre, tosse seca, coriza, dor de garganta e de cabeça são indicativos de que o paciente pode ter uma dessas infecções, mas para identificar com precisão e obter o tratamento adequado, é necessário realizar a testagem.

No surto H3N2, os principais sintomas relatados são: febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, dor no corpo, fadiga e mal-estar. Já em relação à covid-19, as queixas dos pacientes incluem: febre, tosse persistente, coriza, espirros e dor de cabeça e de garganta. Os sintomas clássicos de perda de paladar e de olfato são menos comuns atualmente, após o surgimento de novas variantes.

image RT-PCR pode levar até 4 horas para o resultado, enquanto o teste de antígeno pode ser liberado em até 1 hora (Thiago Gomes / O Liberal)

Em suspeita de infecção pelo novo coronavírus, a recomendação é que se faça um teste viral, entre o primeiro e o sétimo dia de início dos sintomas. O padrão de referência é o teste de amplificação de ácidos nucleicos, chamado de RT-PCR, que detecta a presença do material genético do vírus em secreções colhidas no nariz ou na garganta por meio de um cotonete longo e estéril. O segundo tipo é o teste de antígeno, que também se utiliza de fluidos respiratórios para acusar uma infecção ativa de SARS-CoV-2.

Além do processo de análise, outra diferença entre eles é o tempo de resultado, já que o RT-PCR pode levar até 4 horas para ser feito, enquanto o teste de antígeno é mais rápido e pode ser liberado em até 1 hora. Há, ainda, os testes sorológicos que são feitos com amostras de sangue e indicam a presença de anticorpos no organismo. Porém, este procedimento não é recomendado para diagnosticar uma infecção atual.

“Os testes sorológicos no momento têm utilização limitada, visto que a grande maioria das pessoas foram vacinadas e produzem anticorpos induzidos pelas vacinas. Da mesma maneira, milhares de pessoas foram infectadas e produzem também anticorpos devido a infecção, logo fica difícil saber se os anticorpos foram induzidos pela vacinação ou infecção”, esclarece o diretor científico do Amaral Costa Medicina Diagnóstica, Dr. David Bichara.

image Dr. David Bichara aponta as vantagens do Painel de Vírus Respiratórios, que permite detectar diferentes tipos de infecções respiratórias (Divulgação / Amaral Costa)

O médico explica ainda que existem diversas opções disponíveis para pesquisar o vírus influenza. Entre elas estão: a imunocromatografia, que apresenta os resultados mais rápidos; a imunoflorescência, que abrange o estudo dos principais vírus respiratórios; e os exames por reação em cadeia de polimerase (PCR), que possuem maior sensibilidade. David Bichara avalia que “no momento atual, seria interessante a realização do Painel de Vírus Respiratórios”. A vantagem desse exame é a combinação que permite diagnosticar diferentes vírus respiratórios, incluindo o da covid-19, os da influenza A e B e o vírus sincicial respiratório.

Vale ressaltar que a interpretação dos exames de acordo com o quadro clínico do paciente deve ser feita por um médico. Isso contribui, por exemplo, para a identificação de casos de falso negativo, em que a pessoa está assintomática, mas pode transmitir o vírus.

Da mesma forma, “nem sempre o resultado de um RT-PCR detectado (positivo) significa infecção aguda. Alguns pacientes diagnosticados com covid-19 podem ter RNA de SARS-CoV-2 detectável em amostras do trato respiratório superior por semanas após o início dos sintomas e não significa que estejam transmitindo a doença”, afirma David Bichara, que reforça: “nestas situações é fundamental a orientação do médico”.

O Amaral Costa Medicina Diagnóstica oferece diversas alternativas para detecção de covid-19, bem como o Painel de Vírus Respiratórios. Os serviços estão disponíveis nas unidades Matriz, Castanhal, Abaetetuba, Capanema, Paragominas ou ainda pelo Domicilab, onde o coletador vai até a residência do cliente.

Para mais informações, clique aqui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Amaral Costa
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!