Alunos da Uniesamaz realizam ações de psicologia no trânsito

Iniciativa visa conscientizar as pessoas sobre a promoção de um trânsito mais respeitoso

Ana Paula Gama
fonte

Com o objetivo de conscientizar os condutores de veículos e pedestres sobre a importância do respeito no trânsito, os alunos do 10º período do curso de psicologia da Uniesamaz realizaram uma atividade educativa nas proximidades da instituição de ensino superior, localizada no bairro do Reduto. A iniciativa faz parte dos conteúdos da disciplina psicologia do trânsito.

De acordo com o professor Francisco Aires Neto, que supervisionou todo o trabalho dos alunos, na disciplina, para além da avaliação para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exigida em legislação, os futuros psicólogos aprendem que a psicologia pode atuar em outras áreas relacionadas ao trânsito.

image Durante a ação, motoristas, pedestres e ciclistas aprenderam sobre o respeito às leis de trânsito (Reprodução/Uniesamaz)

“Essa ação na rua é parte dos trabalhos desenvolvidos com os alunos, que têm variações de semestre para semestre, pois são discutidos por mim com cada turma. Algumas fazem trabalhos de pesquisa, produzem textos e algumas optam pela ação na rua”, destaca o docente.

A ação dos alunos contou com a elaboração de um material educativo, que foi entregue aos motoristas após uma abordagem breve no semáforo, destacando a importância de perceber a responsabilidade de todos com o bem-estar no trânsito.

VEJA MAIS

image Medicina veterinária: entenda mais sobre o mercado de trabalho atual
Segmento possui uma necessidade contínua por profissionais qualificados

Surgimento da ação

Segundo o professor Francisco Aires, a ação não é um projeto fixo, ou seja, é apenas uma das ações da disciplina. A ideia de criar o projeto surgiu da necessidade de, por meio de uma metodologia ativa, fazer com que os alunos desenvolvessem ações relacionadas com a disciplina.

“A primeira ação ocorreu em 2019, quando assumi a disciplina, desde então já ocorreram outras duas, em 2022 e 2024. Por um processo ativo junto com os alunos, essa ação ocorre quando é escolhida pelos mesmos, que desenvolvem sob orientação os conteúdos e matérias a serem utilizados nas ações”, acrescenta o docente.

Acidentes de trânsito no Pará

Entre os anos de 2022 e 2023, foram registradas 3.187 mortes em acidentes de trânsito em rodovias estaduais no Pará. Esse é um levantamento do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que aponta que houve uma redução de 7% nos acidentes com mortes entre esses dois anos.

Diante desse cenário, a iniciativa dos alunos da Uniesamaz demonstra o compromisso da instituição de ensino e de seus acadêmicos com a responsabilidade social e a promoção de um trânsito mais seguro e respeitoso.

Além disso, a ação mostra o empenho da universidade com a boa formação acadêmica, proporcionando aos alunos uma experiência prática valiosa, alinhada com os objetivos educacionais da disciplina e da formação profissional em psicologia. Para saber mais sobre a Uniesamaz, clique aqui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Conteúdo de Marca
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!