Alexandre Buchacra (MDB) assume a liderança na disputa eleitoral em Capanema
Levantamento do Insituto Doxa Pesquisas ouviu 400 eleitores entre os dias 17 e 21 de setembro
A corrida eleitoral no município de Capanema vem ganhando novos rumos na reta final das eleições 2024. Um levantamento realizado pelo Instituo Doxa Pesquisas, entre os dias 17 e 21 de setembro, na cidade, mostra um novo cenário na disputa eleitoral. O candidato do MDB, Alexandre Buchacra, aparece na liderança das intenções de voto estimulados, com 38,2%. Em segundo lugar, vem o candidato Claudionor Moreira (PP), com 31,4%, seguido por Zé Emídio (PL), com 7,4%. Votos nulos, brancos ou que não souberam responder somam 23%.
A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o número PA-05484/2024. Com margem de erro de 4,9 para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%, o levantamento contou com a participação de 400 entrevistados, em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural.
O atual levantamento mostra uma mudança na preferência dos eleitores em relação à primeira rodada de pesquisas do Instituto Doxa, realizada no mês de maio, onde o cenário era favorável ao candidato do PP, Claudionor Moreira.
A mudança no cenário pode ser reflexo da aprovação expressiva da gestão do atual prefeito do município, Chico Neto (MDB). De acordo com o levantamento, 68,5% dos entrevistados aprovam o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos oito anos pelo MDBista, o que pode ter impacto na dinâmica eleitoral da cidade.
Outro dado importante é a aprovação do governo de Helder Barbalho (MDB), que conta com um alto índice de aceitação entre os capanemenses, com 79,4% dos entrevistados. A pesquisa mostra, ainda, que apenas 9,9% dos entrevistados desaprovam o trabalho do governador. Os que não souberam ou não quiseram opinar somam 10,7%. O elevado nível de apoio à gestão estadual pode impactar nas eleições do município.
* Pesquisa registrada sob o número PA-05484/2024, realizada pelo Instituto Doxa, entre os dias 17 e 21 de setembro de 2024, com 400 pessoas entrevistadas. Possui margem de erro de 4,9% e nível de confiança de 95%.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA