Fecomércio desenvolve ações para estimular retomada da economia
Entidade patronal representa os interesses e propõe medidas para o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo do Estado do Pará
A Federação do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA) desempenha um papel crucial para a defesa dos interesses do setor nas diversas esferas da sociedade. E forma o Sistema Fecomércio / Sesc/ Senac junto ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Durante a pandemia essa atuação se tornou ainda mais estratégica para a implementação de soluções que minimizassem os impactos das medidas restritivas.
Voltada ao fortalecimento do setor, a Fecomércio disponibiliza apoios técnicos por meio das assessorias econômica, jurídica e sindical aos associados. Além disso, está sempre monitorando o movimento da legislação e articulando com deputados federais e estaduais, bem como vereadores municipais. "Filiada a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Fecomércio foi fundada em 1949 e possui 24 Sindicatos filiados. Representante legal do setor, tem a missão de representar e defender os interesses do segmento do comércio de bens, serviços e turismo por meio de proposições de ações que contribuam para o desenvolvimento do setor e para o progresso do Pará", informa Sebastião Campos, presidente do Sistema Fecomércio, que engloba Sesc e Senac.
Certificações
A Federação emite ainda certificados e orientações sobre acordos econômicos para exportação. “Certificado de origem é um documento exigido pelos países, em sua maioria, em que a empresa não pode exportar sem apresentá-lo para a entrada da mercadoria no país. E garante melhores negociações tarifárias, decorrentes dos Acordos Econômicos”, sinaliza Sebastião.
A instituição também é autoridade de registro de Certificação Digital e emissão de certificados de exclusividade (necessário para participação de processos licitatórios, por exemplo).
Pesquisas
Outros produtos desenvolvidos pela Fecomércio estão os estudos mensais como Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), Índice de Confiança e Expectativas do Empresário (IEEC) e Índice de Consumo das Famílias (ICF), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Além disso, produz estudos, projeções, pesquisas, sondagem conjuntural e estatísticas macroeconômicas e Boletim Mensal da Conjuntura Econômica.
“Com avaliação da conjuntura econômica do comércio nacional e estadual, é possível auxiliar o empresário sobre a dinâmica e a tendência da economia, do mercado e do consumidor, contribuindo para o planejamento e decisão de gestão empresarial e também para subsidiar pleitos em favor da categoria”, acrescenta o presidente.
Pandemia
Durante a crise ocasionada pela contaminação do novo coronavírus, o Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac Pará intensificou suas ações para minimizar os prejuízos ao setor, um dos mais impactados. Desde o início esteve articulando com o Governo do Estado para viabilizar medidas de apoio, como incentivos financeiros e linhas de crédito emergenciais.
Junto ao empresariado, além das orientações para adoção de ações preventivas, discutiu sobre a implementação de alternativas, como aceleração em formatos tecnológicos de vendas por meio do comércio eletrônico e delivery, assim como ações individuais para micro e pequenas empresas.
O avanço da vacinação e a consequente redução no isolamento social, associada à desaceleração no número de casos de contaminação e mortes pelo coronavírus, tem influência sobre o desempenho das vendas do comércio varejista de modo geral. Na comparação com o ano de 2020, que foi um ano com mais restrição no funcionamento do setor e movimentação de consumidores, a expectativa é de crescimento das vendas do comércio em 2021 em torno de 10%. Dependendo do ramo de atividade essa projeção oscila para mais ou para menos. Mas mesmo que essa taxa venha a se confirmar, sobretudo as micro e pequenas empresas de comércio e serviços, ainda não conseguirão, em 2021, recuperar o mesmo nível de vendas dos anos anteriores a pandemia.
Formação
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das empresas, a Fecomércio oferece ampliação de conhecimentos por meio de eventos sobre temática de interesse do comércio, serviços e turismo.
Por meio dos braços do Sistema Fecomércio PA, o Sesc e o Senac oferecem, em vários municípios do estado, qualificação profissional e promoção de ações socioeducativas, nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Assistência e Lazer, com ênfase nas necessidades da nova realidade e necessidade de empresários e consumidores.
Bem-estar
O Sesc objetiva proporcionar o bem-estar e qualidade de vida do comerciário e seus familiares, incentivando a educação de qualidade como diretriz primordial no desenvolvimento do cidadão. “Atenção à saúde, como por meio de especialidades em odontologia como implantes, ortodential, cirurgias orais menores e próteses estão entre as ações. Também devemos inaugurar modernas instalações na área de lazer do Sesc Doca e Ananindeua, além de um novo Centro de Cultura e Turismo, que é o Sesc Ver-o-Peso, que contará com cinema, teatro, de histórias, literatura e dança”, anuncia o diretor do Sesc Marcos César Pinho.
Capacitação
Já o Senac, é o principal agente da educação profissional, que tem como missão capacitar e formar profissionais para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de pessoas e organizações e assim promovendo, ao mesmo tempo, o crescimento de carreiras e a inovação do Comércio. Para isso, a instituição está presente em Belém, Ananindeua, Parauapebas, Santarém, Marabá, Redenção, Barcarena e Capanema, oferencendo três níveis de atuação: Formação Inicial e Continuada, Cursos Técnicos de Nível Médio e Ensino Superior em diversas áreas de atuação, que vão da tecnologia a gastronomia.
Cláudia Vasconcelos, diretora de Educação Profissional, afirma que a proposta pedagógica inovadora do Senac é focada no desenvolvimento de competências. "Proporciona a formação de profissionais diferenciados, não apenas aptos para aplicação de técnicas, mas também com visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. E todas estas atividades educacionais contam com estratégias versáteis como aulas remotas, educação flexível, uso de recursos como a Biblioteca Digital Senac, em meio a uma ampla gama de possibilidades de aprendizagem", pontua a gestora.
Para saber mais sobre as ações e serviços oferecidos pelos Sistema Fecomércio, clique aqui.
Acompanhe também as redes sociais:
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA