MENU

BUSCA

Yago Mateus, jogador de basquete, é alvo de racismo na Espanha

O armador sofreu ataques durante o jogo do time onde joga, Ratiopharm Ulm, contra o Joventut

Juliana Maia

Yago Mateus, ex-armador do Flamengo e atual do time Ratiopharm Ulm, foi vítima de ataques racistas durante o último jogo da sua equipe contra o Joventut, da cidade de Badalona, na Espanha. Na partida da terça-feira (7), valendo a EuroCup de basquete, uma torcedora da equipe adversária chamou o jogador de macaco, enquanto outras pessoas ao redor dão gargalhadas pelo ato racista.

VEJA MAIS

Nikolas Ferreira vai responder por injúria racial contra deputada Duda Salabert
Nikolas se referiu a Duda com pronome masculino. Caso a justiça aceite a denúncia, ele se tornará réu no processo

Advogados pedem R$ 1 milhão de indenização a jovem negro algemado e arrastado por PM em moto
Jovem que foi puxado por um policial após ser preso sob acusação de tráfico de drogas e pilotar uma moto sem habilitação

Sikêra Jr tem prisão pedida pelo Ministério Público por racismo
O apresentador também poderá sofrer a aplicação de multa. A denúncia será analisada pela justiça.

Na filmagem que circula nas redes sociais, é possível ver quando a câmera foca no jogador e, ao fundo, a torcedora do time espanhol insulta Yago repetidas vezes, o chamando de “mono”, que significa “macaco” em espanhol.


No Twitter, a Confederação Brasileira de Basquete publicou uma nota sobre o ocorrido, pedindo que as autoridades localizem a torcedora racista.

“A CBB repudia veementemente o crime de racismo praticado contra o atleta Yago dos Santos, do @ratiopharmulm e da seleção brasileira, durante a partida da equipe alemã e o Badalona, na Espanha. O crime está gravado em vídeo e a identificação é fácil e rápida”, escreveu.

Nesta quarta-feira (8), Yago se pronunciou sobre a situação e gravou um vídeo de dois minutos, publicado pela Confederação Brasileira de Basquete. Veja:


(*Juliana Maia, estagiária sob supervisão da editora web de OLiberal.com, Vanessa Pinheiro)

Esportes