MENU

BUSCA

Suárez se emociona ao anunciar aposentadoria da seleção uruguaia: 'A chama não se apagou'

Após 17 anos defendendo a sua seleção nacional, o jogador decidiu deixar a equipe

Estadão Conteúdo

Luis Suárez anunciou que não jogará mais pela seleção uruguaia depois desta Data FIFA. Em entrevista coletiva, o atacante do Inter Miami se emocionou ao falar sobre a despedida da equipe comandada por Marcelo Bielsa. Foram 17 anos com a camisa do Uruguai.

"É difícil, para mim, até dizer isso, será o último jogo com a seleção do meu país. Estou analisando. É o momento certo. É muito difícil poder jogar o último jogo com a seleção, vou jogar com o mesmo entusiasmo, como meu primeiro jogo em 2007. Sempre me ensinaram a me entregar pelo meu time. Darei tudo de mim na sexta-feira, não tenho nada que me repreender em nenhum momento", disse Suárez. Ele já não acompanhará os companheiros para a partida contra a Venezuela.

VEJA MAIS 

Cristiano Ronaldo mantém foco em Portugal, mas fala sobre aposentadoria: 'não vou avisar'
Atacante disse que quando parar de jogar não será treinador.

Aos 38 anos, goleiro Manuel Neuer anuncia aposentadoria da seleção alemã
Neuer fé considerado um dos maiores jogadores da Alemanha e estava na Copa do Mundo do Brasil, quando a equipe conquistou o título

E depois das Olimpíadas? Como funciona a aposentadoria do atleta?
A advogada Victória Tereza Rutowitcz explica de que forma os atletas se aposentam e como funciona a 'Lei Pelé'

Em 142 jogos pela seleção uruguaia, Suárez tornou-se o maior artilheiro da equipe, com 69 gols. Ele tem ainda 21 assistências e conquistou a Copa América de 2011. Pela equipe, atuou nos Mundiais de 2010, 2014, 2018 e 2022.

"Não há maior orgulho de saber quando é o momento certo (de deixar a seleção). Estou tranquilo por me aposentar porque quero dar um passo ao lado. Há jogadores com grande projeção. Faltam três anos para a Copa do Mundo e é muito difícil chegar lá", refletiu, e acrescentou: "Também pensei em me aposentar porque sou quem decide e não as lesões, que parem de me chamar por uma coisa ou outra. Me conforta que este seja o caso. Me ajuda querer me afastar, é difícil, é difícil, a decisão não foi fácil, mas tenho a tranquilidade que até o último jogo dei tudo de mim e a chama não se apagou."

Após a Copa do Mundo 2022, Suárez ficou fora das primeiras convocações de Bielsa. Ele sofria com dores crônicas no joelho e anunciou que não aguentava o mesmo ritmo, quando jogava no Grêmio. O atacante, contudo, voltou a ser convocado, mas perdeu a posição de titular para Darwin Núñez.

Além do jogador do Liverpool, Bielsa também tem convocado Luciano Rodríguez. O atacante do Bahia tem 21 anos e foi um dos destaques do time uruguaio campeão do Mundial Sub-20.

Nesta sexta-feira, o Uruguai recebe o Paraguai no Centenário, em Montevidéu, às 20h30, pelas Eliminatórias. A seleção uruguaia é vice-líder, com 13 pontos, dois a menos que a líder Argentina. 

Esportes