Skate barra crianças e define idade mínima para disputar Jogos Olímpicos
A partir de Los Angeles-2028, só poderão competir atletas com, no mínimo, 14 anos de idade
A World Skate anunciou uma mudança importante nas regras do circuito internacional de skate, que inclui o Mundial da modalidade e os Jogos Olímpicos. A partir de Los Angeles-2028, só poderão competir atletas com, no mínimo, 14 anos de idade. A decisão foi comunicada às confederações nacionais e será implantada de forma gradual até a Olimpíada nos Estados Unidos.
VEJA MAIS
De acordo com o novo regulamento, em 2025 a idade mínima será de 11 anos. Em 2026, sobe para 12. No ano seguinte, 13. E, finalmente, a partir de 2028, apenas skatistas com 14 anos ou mais poderão participar das principais competições da World Skate.
A regra pode parecer rígida, mas busca padronizar o acesso de jovens talentos às grandes competições, incluindo os Jogos Olímpicos. O documento que oficializa a mudança é assinado por Roberto Marotta, secretário-geral da World Skate, e pela brasileira Leticia Bufoni, nomeada em fevereiro como Presidente da Comissão Técnica Internacional de Skate.
A medida tem impacto direto no futuro da nova geração do skate. Para se ter ideia, Rayssa Leal, a Fadinha, conquistou a prata em Tóquio-2020 com apenas 13 anos — e se tornou a medalhista olímpica mais jovem da história do Brasil. Agora, com o bronze em Paris-2024, Rayssa também virou a atleta mais jovem do país a subir ao pódio em duas edições de Olimpíadas, superando Neymar, que tinha 24 anos quando conquistou a prata em Londres-2012 e o ouro no Rio-2016.
Outro ponto importante é a forma como será calculada a idade dos atletas: pela data de nascimento. A World Skate usará o ano como referência. Ou seja, um skatista nascido em 2014 será considerado como tendo 11 anos em qualquer evento realizado entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025. Já os nascidos após 31 de dezembro de 2014 serão automaticamente retirados do ranking mundial a partir de 1º de abril de 2025.
A regra vale para o circuito principal, mas há exceções. Em eventos voltados ao desenvolvimento de atletas, como os Jogos Olímpicos da Juventude e os Jogos Pan-Americanos Júnior, a idade mínima será de 12 anos a partir de 2026.