MENU

BUSCA

Retrospectiva: Pará tem insucessos no futebol, mas vitórias no MMA e esporte paralímpico

Veja os fatos que marcaram o esporte no estado e no mundo em 2021

O Liberal

O ano de 2021 foi marcado por uma série de retomadas no mundo do esporte. Com a vacinação e massa e o controle parcial da Covid-19, vários eventos esportivos de grande porte passaram a ser realizados e o público pode voltar a torcer nos estádios, ginásios e arenas. 

Apesar do clima de esperança ter voltado ao esporte, o futebol paraense teve um ano com alguns insucessos. Ao final da temporada, Remo e Paysandu não alcançaram os objetivos no Campeonato Brasileiro. Além disso, as equipes do interior do estado - Castanhal e Paragominas - não conseguiram o acesso à Série C. 

A equipe de O Liberal resumiu em uma retrospectiva alguns acontecimentos do esporte regional, nacional e internacional mês a mês. 

Janeiro

Por conta da pandemia, que atrasou as partidas do ano de 2020, janeiro foi marcado pelos decretos sanitários e pela reta final da Série C do ano passado, com direito a Re-Pa decisivo. 

No início do mês, o Remo venceu o Paysandu por 1 a 0 e conseguiu o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. Já Papão, não conseguiu passar pelo Ypiranga-RS e permaneceu na Terceirona. 

Assim como o mês de janeiro, Fevereiro foi marcado pelo final de competições do ano de 2020, que tiveram atrasos por conta da pandemia da Covid-19. 

O Remo terminou a temporada de 2020 sem conseguir o título da Copa Verde. O time azulino perdeu nos pênaltis, por 5 a 4, para o Brasiliense, no Mangueirão. 

Nesse período o Remo ainda tinha Paulo Bonamigo como treinador. No Paysandu, o recém chegado Itamar Schulle começava o Parazão empatando em casa contra o Castanhal. Remo lançava uma vaquinha para trazer repatriar o meia Felipe Gedoz.

O domingo de Pascoa de abril de 2021 teve um sabor a mais para as torcedores da dupla Re-Pa. Com direito a chocolate, o Leão venceu o único clássico do Campeonato Paraense por 4 a 2, no estádio da Curuzu.

A reta final do Campeonato Paraense agitou o mês de maio no Pará. Após o encerramento da fase de grupos, oito clubes se classificaram para os mata-matas e travaram duelos até o título.

Na grande final, o Paysandu se sagrou campeão após vencer a Tuna em uma virada histórica. Após perder por 4 a 2 o jogo de ida, no Souza, a equipe bicolor aplicou 4 a 1 na Curuzu e garantiu o 48º caneco estadual.

O mês de junho foi marcado pelo avanço do Campeonato Brasileiro, o retorno da Copa do Brasil 

No Brasileirão, o Remo começou o mês vencendo o Brasil de Pelotas por 1 a 0 na Série B, mas sendo eliminado pelo Atlético-MG na Copa do Brasil. O Leão ainda enfrentou uma sequência de 5 jogos sem vencer neste mês.

Logo no dia 1° de julho, o Remo anunciou o técnico Felipe Conceição. O treinador assumiu após o pedido do então comandante, Paulo Bonamigo, para deixar o clube.

O Paysandu também teve mudanças no cargo de técnico. Com menos de três meses, o Papão demitiu Vinícius Eutrópio. Foram nove jogos - todos na Série C -, três vitórias, quatro empates e duas derrotas. Roberto Fonseca assumiu o time.

Após 28 anos, a Argentina conquistou a Copa América, no Maracanã, ao vencer o Brasil por 1 a 0. A conquista foi o primeiro título de Messi com a camisa da seleção principal.

Quem também quebrou um jejum foi a Itália, na Eurocopa. A Azurra não conquistava o torneio há 53 anos e derrotou a Inglaterra, na casa do rival, nos pênaltis, por 3 a 2.

No fim do mês, começaram as Olimpíadas de Tóquio, em meio à demissão do diretor da cerimônia de abertura, Kentaro Kobayashi, que fez uma piada com o Holocausto e o aumento de casos de covid-19 na sede dos Jogos. O primeiro choque do evento foi a desistência da ginasta Simone Biles, candidata a vários ouros, por causa da saúde mental.

Agosto

Com três vitórias, dois empates e duas derrotas no mês, o Remo encerrou agosto na 12ª posição da Série B, a seis pontos do Z4. O destaque azulino foi a vitória sobre o Vasco, por 2 a 1, no Baenão.

Já o Paysandu de Roberto Fonseca, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas em agosto, estava no G4 do grupo A da Série C, a um ponto da liderança. Destaque também para a criação da diretoria da mulher, que assumiu o futebol feminino e campanhas institucionais.

No final das Olimpíadas, o Brasil conquistou o melhor resultado na história: sete ouros, seis pratas e oito bronzes e a melhor posição no quadro de medalhas, com o 12º lugar. Os destaques do Time Brasil foram Rebeca Andrade, que recebeu duas medalhas - uma de prata e outra de ouro - e Rayssa Leal, que se tornou a brasileira mais jovem a subir ao pódio numa Olimpíada.

Lucas Mazzo, na marcha atlética, e Rogério Moraes, no handebol, representaram o Pará nos Jogos. 

 

Paralimpíadas, Série C, Série B, Copa do Brasil, Libertadores foram os principais assuntos assuntos do mês de setembro.

O Paysandu iria conseguir a classificação para o quadrangular da Série C após vencer o Altos-PI. Já o Remo continuava na briga para não ser rebaixado da Série B, chegando a ficar longe da zona e sonhar com o G-4.

O mês também foi cercado pela discussão sobre a volta da torcida aos estádios, o que ocorreu no dia 24 de setembro, no jogo entre Remo e Náutico, no Baenão.

O Paysandu voltou a receber o público no estádio da Curuzu. Foi no jogo contra o Botafogo-PB, pela segunda rodada do quadrangular da Série C, que terminou em 0-0. Além deles, o grupo tinha Ituano e Criciúma, que iriam conseguir o acesso para a Série B. A situação ruim do Paysandu na fase final da Terceirona ainda provocou a saída do técnico Roberto Fonseca. Quem comandou o time bicolor no restante da temporada foi Wilton Bezerra.

Já o Remo continuava na luta para permanecer na Série B, oscilando bastante na competição.

A Copa Verde iniciou com Castanhal, Paysandu e Remo representando o Pará. Na estreia do Remo na competição, o clube iria aplicar a goleada história de 9 a 0 no Galvez-AC.

Novembro iniciou com o uma decisão para o Remo. O Leão recebeu o Londrina-PR, no Baenão, jogo que poderia sacramentar a permanência na Série B, contra um adversário direto, mas o Remo acabou derrotado por 1 a 0 e viu o “rebaixamento” se tornar uma realidade no Baenão.

Restavam quatro jogos para o Remo, uma vitória bastava, derrotas para o CSA, Operário e Goiás, elevaram a pressão no Baenão. O empate com o Vasco na penúltima rodada e a combinação de resultados, deixou o Remo “tranquilo” para o último jogo, em casa, contra o já rebaixado Confiança-SE. O Leão só dependia de suas forças, bastava vencer, mas o empate sem gols rebaixou o Time de Periçá. Seis meses após conquistar o acesso, o Remo retornava à Série C.

Na Série B o Botafogo levantou a taça e subiu ao lado de Goiás-GO, Coritiba-PR e Avaí.

Já na Série C o Ituano-SP do técnico Mazola Júnior foi o grande campeão. Subiram também para o Tombense-MG, Criciúma-SC e Novorizontino-SP.

A Série D teve o Aparecidense-GO levantando a taça. Subiram também as equipes do Campinense-PB, ABC-RN e Atlético-CE.

Na Libertadores, em Montevidéu, no Uruguai, o Palmeiras venceu o Flamengo na prorrogação por 2 a 1 e garantiu o tricampeonato para o Palestra.

Dezembro chegou com a velha rivalidade entre Leão x Papão. Os dois clubes decidiam uma vaga na grande final da Copa Verde. No primeiro na Curuzu, só torcida do Papão e um empate em 2 a 2, depois do Bicolor estar vencendo por 2 a 0.

Já no jogo de volta, só torcida do Leão no Baenão e a equipe azulina não deu chances para o rival e venceu por 2 a 0. Destaque para o atacante Neto Moura, que marcou os quatro gols diante do Paysandu.

A Série A teve fim com mais dois gigantes do futebol brasileiro caindo. Além da Chapecoense-SC, Sport-PE, o Bahia e o Grêmio jogarão a Série B em 2022. Na parte de cima, destaque para o Fortaleza-CE, do paraense Yago Pikachu, que garantiu vaga na fase de grupos e vai jogar pela primeira vez a Libertadores.

Amanda Lemos desembarca em Belém e avalia temporada no UFC: 'Gratificante para mim'
Paraense fechou o ano com três vitórias e emplacou cinco triunfos na organização

Com título da Copa do Brasil, Atlético-MG chega aos R$ 145 milhões em premiação
Galo chegou ao terceiro título na temporada: Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil

Na Copa do Brasil o Galo mais uma vez mostrou a sua força. Venceu o Athletico-PR nas duas partidas e garantiu o bicampeonato do torneio, vencendo assim as duas maiores competições nacionais. Destaque para o atacante Hulk.

No MMA, a paraense Amanda Lemos encerra o ano com três vitórias seguidas e passa a ser postulante ao cinturão do UFC. 

 

Esportes