Tabu? No atual formato do Parazão, líderes da primeira fase nunca foram campeões; entenda

Mata-matas do Estadual começam no final de semana. Neste ano, o Paysandu foi o primeiro colocado geral. 

Caio Maia
fonte

O Paysandu terminou a primeira fase do Parazão como líder do torneio, mas terá que quebrar um tabu nos mata-matas caso queira ser campeão. Desde que o Estadual adotou o atual formato - fase classificatória com 12 times e oito partidas disputadas - nunca o primeiro colocado da etapa inicial ganhou o troféu ao final da competição.

O atual formato foi adotado pelo primeira vez no Parazão em 2021. Devido à pandemia de Covid-19 e o não rebaixamento de equipes na edição de 2020, o torneio sofreu um "inchaço" e passou a contar com 12 equipes. Segundo o regulamento aprovado pelo congresso técnico do torneio, cada equipe faria, na primeira fase, oito partidas.

VEJA MAIS

image Remo anuncia o técnico paraguaio Gustavo Morínigo, vice-campeão da Libertadores
Ex-Ceará, Coritiba-pR e Avaí, o paraguaio Gustavo Morínigo foi anunciado oficialmente pelo Remo e irá comandar o Leão no Parazão, Copa Verde e Série C

image Parazão: Vestido de Sheik no Baenão, ex-presidente do Paysandu comemora classificação do Santa Rosa
Luiz Omar Pinheiro, atualmente dirigente do Santa Rosa e que administrou o Paysandu de 2008 a 2012, esteve acompanhando o Santinha no Baenão, pela última partida da primeira fase do Parazão

image Treinador Hélio dos Anjos afirma que Paysandu vai 'entrar para ganhar' na Copa Verde
Na próxima quarta-feira (6), o Papão encara o Rio Branco pela oitavas de final da competição

Fracasso azulino

Em 2021, quem terminou a etapa classificatória com a melhor campanha foi o Remo. Disputando a Série B do Brasileirão naquele ano, o Leão terminou a primeira fase com 20 pontos conquistados. No entanto, nos mata-matas, o Time de Periçá acabou eliminado para a Tuna Luso, nas semifinais.

Apesar disso, quem se sagrou campeão do torneio naquele ano foi o Paysandu. Na decisão, diante da Tuna Luso, o Bicola - que terminou a fase classificatória em segundo lugar - venceu por 5 a 4, no placar agregado.

Derrota bicolor no clássico

Em 2022, quem teve a melhor campanha na primeira fase do estadual foi o Paysandu. Naquele ano, o Papão obteve 17 pontos em oito partidas e era o grande favorito ao título paraense. No entanto, o Bicola foi derrotado pelo Remo, o maior rival, na grande decisão por 4 a 3 no placar agregado.

Vexame em casa

Já em 2023, a equipe com melhor campanha na primeira fase foi o Remo. O Leão fez incríveis 21 pontos na primeira fase, representandos em sete vitórias e uma derrota em oito partidas. Nos mata-matas, o Time de Periçá provou o favoritismo e chegou à final diante do Águia de Marabá. Apesar da boa campanha, os remistas não conseguiram bater o Azulão na decisão, sendo derrotado nos pênaltis.

Mata-matas em 2024

As quartas de final são disputadas em jogos de ida e volta. O segundo jogo é na casa da equipe de melhor pontuação no campeonato. Os confrontos foram definidos pela posição de cada equipe na classificação geral do Parazão: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.

As datas, horários e locais dos jogos ainda serão divulgados pela Federação Paraense de Futebol (FPF).

Quartas de final (ida)

- Bragantino x Paysandu
- São Francisco x Tuna Luso
- Santa Rosa x Remo
- Águia de Marabá x Caeté

Quartas de final (volta)

- Paysandu x Bragantino
- Tuna Luso x São Francisco
- Remo x Santa Rosa
- Caeté x Águia de Marabá

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Remo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM REMO

MAIS LIDAS EM ESPORTES