MENU

BUSCA

Polêmicas e o ano em que superou a marca de Messi: relembre momentos de Neto Baiano

Atacante de 36 anos deve ser anunciado como reforço do Remo para esta Série C do campeonato brasileiro

Redação Integrada

Com o acordo fechado, chegada a Belém prevista para esta segunda-feria (29) e no aguardo de sua inscrição na Série C para ser anunciado oficialmente como novo centroavante do Remo, o atacante Neto Baiano, de 36 anos, é marcado na carreira por gols e polêmicas.

Maior goleador da história do Barradão com 53 gols, dono do milésimo tento do mesmo estádio e quinto maior artilheiro de todos os tempos do Vitória, Neto Baiano não poupa elogios a si mesmo e é irreverente na dança tradicional em comemorações de gols e também diante dos microfones. "Eu falo o que eu penso, mas eu admito que tenho que me controlar um pouco. Daqui a pouco eu paro e acaba a alegria no futebol". Veja abaixo alguns momentos do atacante:

MESSI SUPERADO

Em 2012, Neto Baiano marcou 21 gols em 17 partidas e, portanto, sustentou uma média incrível de 1,23 gol por jogo. O número superou Lionel Messi, que havia acabado de vencer o terceiro prêmio de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA. O camisa 10 do Barcelona e da Seleção Argentina fez 54 gols em 45 jogos, com média de 1,20 por jogo. Perguntado sobre isso, ele disparou: "O que sei é que minha meta é de 50 gols no ano, seja por qualquer clube".

DECLARAÇÕES PELO VITÓRIA

Declaradamente torcedor do Vitória - clube de onde saiu para vir para o Remo -, Neto acumulou inúmeras declarações polêmicas no clube. Em 2011, na sua primeira passagem pelo Vitória, Neto Baiano chegou a declarar que o time Tricolor era sua cama. "É bom demais, é muito gostoso ganhar do Bahia. Ganho sempre deles. Como eu sempre falo, o Bahia é minha cama e eu deito neles", debochou o jogador.

Dois anos depois, o atacante já estava no Sport, mas não perdeu a chance de alfinetar o Bahia após o rubro-negro aplicar 7 a 3 no Tricolor, pela final do Campeonato Baiano, na Fonte Nova. "O choro é livre. Quando eu falo que o Bahia é a cama do Vitória o povo não acredita. A melhor pizza é de sardinha", disparou. Em outra publicação, escreveu: "Hoje foi dia de pescar sardinha e domingo é dia de comer", escreveu o atacante na foto em que aparece pescando às margens de um rio. Vale lembrar que sardinha, como o torcedor do Vitória chama o do Bahia, é por conta da situação de Joel Santana ter declarado que “Estava esperando peixe grande, não sardinha”, em resposta sobre a proposta do Tricolor.

 

 

Diante deste clima, o então volante do Bahia, Feijão foi a público para dizer que sentia “nojo” do rubro-negro e incendiou o clima do Ba-Vi. Neto respondeu: “Ele tem nojo do Vitória porque o primeiro jogo dele como profissional levou logo de 7. Até dá ânsia mesmo”, disse Neto Baiano, relembrando a goleada que o Bahia tomou do Vitória, neste ano, de 7 a 3. E Neto Baiano não parou por aí. O jogador seguiu lembrando que Feijão, na equipe titular, jamais conseguiu vencer o Vitória: “A raiva dele é porque nunca ganhou do Vitória. Ele tem que ter cuidado para o nojo não aumentar. Se liga, Feijão”.

DECLARAÇÕES PELO SPORT

Depois de conquistar o campeonato pernambucano, Neto Baiano deixou os festejos no gramado para atender à imprensa e disparou: "Seria bom se fosse contra o Santa Cruz. Contra o Náutico é muito fácil. Quando vi que a final seria contra o Náutico na final, eu já sabia que a gente seria campeão."

Em outro jogo contra o Timbu, voltou a falar: "Time de Série A tem que ganhar de time da Série B. Dedico essa vitória ao Lisca (então técnico do Náutico) para ver se ele bota um parafuso na cabeça direito".

POLÊMICAS PELO CRB

Em clássico contra o CRB, Neto Baiano entrou aos 30 minutos da segunda etapa e, longe da disputa de bola, "apalpou" as nádegas do atleta marujo. O árbitro Renan Roberto de Souza (CBF/PB) não viu a provocação e não relatou em súmula, mas a televisão que detinha os direitos de transmissão da Copa do Nordeste flagrou a cena. A imagem, inclusive, viralizou nas redes sociais. O CSA levou o caso à justiça, mas não conseguiu punições.

Ainda no time regatiano, o centroavante disparou contra o goleiro João Carlos, que deixou o time para jogar justamente no rival. Em uma publicação nas redes sociais, Neto disparou que nunca trairia o CRB para jogar no CSA. 

Remo